-A A +A
Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

As Resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão encontram-se organizadas por ano. Caso não encontre a Resolução desejada, realize uma busca clicando CTRL+F em seu teclado, e no campo "buscar" , que aparecerá no seu navegador, digite a palavra-chave (vide imagem abaixo).
 
Caso persista sem encontrar a Resolução desejada, entre em contato com o DAOCS, por meio do telefone (27)  4009-2223.
 

 

 

Resoluções de 2017 - CEPE

 

 
Homologar a recondução do docente Antônio Carlos Moraes, como titular, e a indicação da docente Maria das Graças Silva e Sá, como suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) neste Conselho.
 
 
 
Homologar o nome do discente André Luiz Netto Casotti (titular), em substituição ao Conselheiro Matheus Leitão França (titular), como representante do corpo discente neste Conselho.
 
 
 
Indicar o nome do Conselheiro Guilherme Alves Barbosa Cogo como representante deste Conselho para integrar a Comissão Coordenadora do Processo Eleitoral de Escolha de Representantes do Corpo Técnico-Administrativo em Educação desta Universidade para os Conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores.
 
 
 
Alterar o Art. 2º da Resolução nº 38/2016 deste Conselho da seguinte forma:
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2017, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho, que aprovou o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação de Engenharia de Produção/CT – turno vespertino desta Universidade, bem como o aumento do número de vagas ofertadas de vinte para quarenta, com entrada sempre no segundo semestre de cada ano, conforme anexo desta Resolução
 
 
 
Homologar a ordem de alocação para contratação de professor visitante da Universidade Federal do Espírito Santo para o ano letivo de 2017, encaminhada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
As Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) dar-se-ão, no ano de 2017, conforme o calendário abaixo:
 
 
 
Homologar o ad referendum da Vice-Reitora, no exercício da presidência deste Conselho, que aprovou o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde desta Universidade, apreciado pela Câmara Central de Graduação, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Regulamenta o Fundo de Apoio à Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (FAE/UFES).
 
 

Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Mestrado Profissional em Educação, vinculado ao Centro de Educação desta Universidade
 
 

ESTABELECE E NORMATIZA A ATIVIDADE DOS DOCENTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO – EBTT – NO ÂMBITO DA UFES.
 
 

Incluir dois novos itens no Anexo I da Resolução nº 60/1992 deste Conselho, com a seguinte redação:
 
 

Homologar, como representante do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) neste Conselho e para complemento de mandato, o docente Marcos Vogel (titular), em substituição ao Conselheiro José Luís Passamai Junior (titular).
 
 

Homologar a indicação do nome das docentes Ana Carolina Galvão Marsiglia, como titular, e Maria Amélia Salgueiro Dalvi, como suplente, para representarem o Centro de Educação (CE) neste Conselho
 
 

Homologar a recondução do nome dos docentes Rodrigo Luiz Vancini, como titular, e Edson Castardeli, como suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) neste Conselho.
 
 

Alterar a Resolução nº 41/2011 deste Conselho, que estabelece normas para contratação de professor substituto na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da seguinte forma:
 
 

Homologar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Farmácia do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade, apreciado pela Câmara Central de Graduação, conforme anexo desta Resolução.
 
 

Aprovar o quantitativo de vagas geradas no ano letivo de 2016 encaminhado pela Pró-Reitoria de Graduação para o Processo Seletivo de Preenchimento das Vagas Surgidas nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo de 2017 (PSVS – 2017), conforme anexo desta Resolução.
 
 

Alterar o anexo da Resolução nº 46/2012 deste Conselho, da seguinte forma:
 
 

Regulamentar as atividades do Núcleo de Extensão e Pesquisa do Curso de Fisioterapia (NEPFIS), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), conforme anexo desta Resolução.
 
 

Homologar a substituição do Conselheiro João Paulo Guedes Coelho, suplente da Conselheira Jéssica Cristina Silva Delcarro, pelo Conselheiro Otávio Caliari Lima.
 
 

Indicar os servidores Wayna da Penha Sad Lyrio Stringari, como titular, e Fábio dos Santos Cordeiro, como suplente, para comporem o Conselho de Orientação do Fundo de Apoio à Extensão desta Universidade.
 
 

Alterar a Resolução nº 47/2010 deste Conselho da seguinte forma:
 
 

Alterar a Resolução nº 19/2017 deste Conselho que aprovou o quantitativo de vagas geradas no ano letivo de 2016 para o Processo Seletivo de Preenchimento das Vagas Surgidas nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo de 2017 (PSVS – 2017), da seguinte forma:
 
 

Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-Graduação stricto sensu, em nível de Mestrado Profissional, em Ensino de Biologia em Rede Nacional, a ser vinculado ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) desta Universidade.
 
 

 Alterar o que dispõe o inciso VII do Artigo 15 da Resolução nº 31/2012 deste Conselho da seguinte forma:
 
 

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) poderá autorizar o afastamento de seus profissionais do quadro efetivo para colaborar, em matéria de sua competência, com outras instituições federais, em programas e atividades de ensino e/ou pesquisa.
 
 

ESTABELECE NORMAS ESPECÍFICAS PARA DISCIPLINAR O PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS DE GRADUAÇÃO EXPEDIDOS POR ESTABELECIMENTOS ESTRANGEIROS DE ENSINO SUPERIOR.
 
 

Homologar os nomes dos docentes Luiz Antônio Saade e Ricardo Roberto Behr, como titulares, e Denizar Leal e Neide César Vargas, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) neste Conselho.
 
 

Homologar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Arquivologia do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas desta Universidade, apreciado pela Câmara Central de Graduação, conforme anexo desta Resolução.
 
 

Homologar como representante do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) desta Universidade neste Conselho, e para complemento de mandato, o nome do docente Eder Carlos Moreira como suplente do Conselheiro Pedro Alves Bezerra Morais.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Andreas Nascimento, como titular, e Osmar Vicente Chévez Pozo, como suplente, para representarem o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) neste Conselho.
 
 
 
As vagas na carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) serão providas mediante concurso público de provas e títulos para o provimento dos cargos de Professor Adjunto-A, Assistente-A e Auxiliar.
 
 
 
As vagas para Professor Titular-Livre na carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) serão providas mediante concurso público de provas e de títulos.
 
 
 
Alterar o Anexo da Resolução nº 47/2010 deste Conselho, da seguinte forma:
 
 
 
Alterar o “caput” do artigo 13 da Resolução nº 40/2014 deste Conselho da seguinte forma:
 
 
 
Estabelece normas gerais para o Processo Seletivo dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho, que prorrogou, até a conclusão do processo eleitoral de escolha dos novos representantes do corpo discente neste Conselho, o mandato dos atuais Conselheiros, conforme tabela abaixo:
 
 
 
Homologar a recondução dos docentes Warley de Souza Borges, como titular, e Vinícius Cândido Mota, como suplente, para representarem o Centro de Ciências Exatas (CCE) neste Conselho.
 
 
 
Homologar o ad referendum da Vice-Reitora, na Presidência deste Conselho, que aprovou a alteração do Art. 43 da Resolução nº 34/2017 deste Conselho, da seguinte forma:
 
 
 
Autorizar os seguintes Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) a manter o sistema de reserva de vagas étnico-raciais adotado para ingresso em seus respectivos cursos de mestrado e/ou doutorado.
 
 
 
Estabelece normas gerais para o Processo Seletivo da UFES para ingresso no Curso de Graduação em Letras Italiano, na modalidade de Ensino a Distância.
 
 
 
Publicada em 20 de julho de 2017
 
Estabelece critérios para alocação das vagas disponibilizadas para contratação de Professor TitularLivre.
 
 
 
Dar nova redação ao § 2º do Artigo 13 da Resolução nº 34/2017 deste Conselho, conforme abaixo.
 
 
 
Eleger os docentes Diolina Moura Silva e Maria de Fátima Fontes Lelis, como titulares, e Alexandre Wernersbach Neves e Herbert Barbosa Carneiro, como suplentes, respectivamente, para representarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Designar o Conselheiro Celso Alberto Saibel Santos para compor a Comissão Especial que visa a promover a atualização do Estatuto e do Regimento Geral desta Universidade, em substituição ao Professor Clóvis Eduardo Nunes Hegedus.
 
 
 
Homologar, como representantes do Centro de Ciências Agrárias e Engenharia (CCAE) neste Conselho e para complemento de mandato, os docentes Icaro Pianca Guidolini (titular) e Marcos Vinícius Winckler Caldeira (suplente), em substituição aos Conselheiros Marshal Costa Leme
(titular) e Maria da Penha Píccolo Ramos (suplente).
 
 
 
Publicada em 20 de julho de 2017
 
Altera a Resolução nºs 34/2017 e 35/2017 deste Conselho.
 
 
 
Autorizar a alocação de 3 (três) códigos de vaga para o cargo de Professor Titular-Livre concedidos pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão conforme critérios estabelecidos por meio da Resolução nº 20/2014 deste Conselho e para os Programas de Pós-graduação contemplados no momento do recebimento dos referidos códigos.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 52/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar o caput do Art. 23 da Resolução nº 48/2014 deste Conselho da seguinte forma:
 
 
 
 
Estabelece critérios de avaliação de desempenho para fins de progressão, promoção e aceleração da promoção na carreira do Magistério Superior
 
 

Resoluções de 2016 - CEPE

 

 
Homologar como representante do Centro de Artes (CAr) neste Conselho e para complemento de mandato, o nome da docente Myriam Salomão, em substituição à Conselheira Maria Regina Rodrigues.
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-Graduação stricto sensu, em nível de Mestrado Profissional, em Gestão de Recursos Hídricos em Rede Nacional (PROF-ÁGUA), a ser vinculado ao Programa de PósGraduação em Gestão de Recursos Hídricos em Rede Nacional (PROF- ÁGUA).
 
 
 
Homologar a ordem de alocação para contratação de professor visitante da Universidade Federal do Espírito Santo para o ano letivo de 2016, encaminhada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que aprovou os Projetos de Criação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Agroquímica e do Curso de Pós-Graduação stricto sensu, em nível de Mestrado Acadêmico, em Agroquímica, vinculado ao supracitado Programa do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade.
 
 
 
Alterar a Resolução nº 63/2015 deste Conselho da seguinte forma
 
 
 
Alterar a Resolução nº 53/2012 deste Conselho da seguinte forma
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que autorizou a adesão do curso de Graduação em Agronomia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) ao Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação (SISU/MEC), como forma de ingresso nesta Universidade e para o semestre letivo 2016/2.
 
 

Estabelece normas gerais para o Processo Seletivo dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
 
 

Homologar o ad referendum da Vice-Reitora, no exercício da Presidência do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que aprovou a proposta de alteração da Resolução nº 47/2010 deste Conselho, que regulamenta o preenchimento das vagas surgidas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), conforme anexo desta Resolução, e da seguinte forma:
 
 

Aprovar o quantitativo de vagas geradas no ano letivo de 2015 para o Processo Seletivo de Preenchimento das Vagas Surgidas nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo do ano de 2016 (PSVS – 2015), conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-Graduação stricto sensu, em nível de Doutorado, em Linguística, a ser vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Sônia Misságia e Mariane Lima de Souza, como titulares, e Maurício Sogame e Sávio Silveira de Queiroz, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) neste Conselho.
 
 
 
Autorizar a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) a aderir ao Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SISU/MEC) como forma de ingresso nos Cursos de Graduação desta Universidade.
 
 
 
Aprovar a proposta de adesão da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (PROEF), com sede na Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” - UNESP - Rio Claro.
 
 
 
O Processo Seletivo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), estabelecido por meio do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SISU/MEC), para ingresso nos cursos de graduação desta Universidade (PS/SISU/UFES), utilizará, a partir da seleção de 2017, exclusivamente os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano imediatamente anterior ao vigente, para seleção e classificação dos candidatos, de acordo com o limite de vagas estabelecido por edital. 
 
 
Homologar a indicação do nome do discente Juan Xabier Esteban de Aquino Calles como suplente, e para complementação de mandato, do Conselheiro Hudson Lupes Ribeiro de Souza neste Conselho
 
 
 
Autorizar a alocação de 34 (trinta e quatro) códigos de vagas de Professor de Magistério Superior, concedidos pelo Ministério da Educação (MEC), conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar a proposta de adesão da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), ao Programa de Mestrado Profissional em Filosofia em Rede Nacional (PROF/FILO), com sede na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
 
 
 
Aprovar a adoção do Teste de Habilidade Específica (THE) no Curso de Graduação em Música, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, do Centro de Artes (CAr) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), para o ano de 2017, pelas respectivas Coordenações do referido curso e pelo Conselho Departamental de Teoria da Arte e Música do CAr desta Universidade.
 
 
 
Homologar os nomes dos novos representantes do Corpo Discente desta Universidade para este Conselho, conforme abaixo:
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes José Luís Passamai Junior e Caio Vinícius Gabrig Turbay Rangel, como titulares, e Heberth de Paula e Pedro Alves Bezerra Morais, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) neste Conselho
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Giovanni de Oliveira Garcia e Marshal Costa Leme, como titulares, e Fábio Luiz de Oliveira e Maria da Penha Píccolo Ramos, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Etereldes Gonçalves Junior e Diolina Moura Silva, titular e suplente, respectivamente, para representarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Excluir o § 3.º do Art. 2.º da Resolução nº 15/2016 deste Conselho. 
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-Graduação em “Ensino, Educação Básica e Formação de Professores” do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação, do Centro de Ciências Exatas destaUniversidade.
 
 
 
ESTABELECE E NORMATIZA A ATIVIDADE DOS DOCENTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO – EBTT – NO ÂMBITO DA UFES.
 
 
 
Homologar, como representante do Centro Tecnológico (CT) neste Conselho e para complemento de mandato, o docente Antônio Manoel Ferreira Frasson (titular), em substituição ao Conselheiro Edson de Paula Ferreira (titular).
 
 
 
Autorizar a Pró-Reitoria de Graduação a inserir no Sistema de Informação para o Ensino (SIE) todas as disciplinas do Curso de Graduação em Letras-Português-Italiano constantes do anexo da Resolução nº 30/2008 deste Conselho que aprovou o Projeto Pedagógico do referido curso. 
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Saulo Almeida Morelatto e Daniela Paula Demuner, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Exatas (CCE) neste Conselho.
 
 
 
Alterar a Resolução nº 41/2011 deste Conselho que estabelece normas para contratação de professor substituto na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da seguinte forma:
 
 
 
Regulamentar a o Núcleo de Extensão e Pesquisa: Centro Universitário de Pesquisa e Extensão sobre Desastres – CEPEDES, vinculado Gabinete do Reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), conforme Regimento Interno anexo a esta Resolução.
 
 

Homologar como representante titular do Centro de Artes (CAr) neste Conselho o nome da docente Viviana Mônica Vermes, em substituição ao Conselheiro Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho.
 
 

Alterar a Resolução nº 59/1992 deste Conselho da seguinte forma:
 
 

Homologar o ad referendum da Vice-Reitoria na Presidência deste Conselho que aprovou o Projeto de Criação, bem como o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Produção/Noturno do Departamento de Tecnologia Industrial (DTI) do Centro Tecnológico (CT) desta Universidade.
 
 

Homologar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Filosofia, modalidade bacharelado, do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade, apreciado pela Câmara Central de Graduação.
 
 

Autorizar a transmissão ao vivo das Sessões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
 
 

Aprovar o Regulamento Geral de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico, bem como o processo de Desligamento dos Estudantes de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, conforme anexo. 
 
 

Regulamentar o Núcleo de Línguas: Ensino, Extensão e Pesquisa, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade, conforme Regimento Interno anexo a esta Resolução.
 
 

Homologar o ad referendum da Vice-Reitora no exercício da Presidência deste Conselho que prorrogou o mandato dos Conselheiros Antônio Carlos Moraes e Nelson Figueiredo de Andrade Filho, titular e suplente, respectivamente, como representantes do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFES) neste Conselho, até o que o CEFD encaminhe novas indicações.
 
 

 Homologar os nomes dos docentes Grace Kelly Filgueiras Freitas, como titular, e Mabel Gonçalves Almeida, como suplente, para representarem o Centro de Ciências da Saúde (CCS) neste Conselho.
 
 

Homologar a indicação do docente Cláudio Renato Zapalá Rabelo, como suplente da Professora Viviana Mônica Vermes, para representar o Centro de Artes neste Conselho.
 
 

Autorizar o Departamento de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação (DDP/PROGRAD) desta Universidade a inserir a disciplina “Educação das Relações Étnico-Raciais”, como optativa, nas matrizes curriculares dos Cursos de Graduação de Licenciatura desta Universidade.
 
 

Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que alterou o anexo da Resolução nº 63/2015 que estabelece o Calendário Acadêmico para 2016, da seguinte forma:
 
 

Estabelece normas gerais para o Processo Seletivo de ingresso no Curso de Graduação em Música Licenciatura e Música Bacharelado da Universidade Federal do Espírito Santo (PSMúsica/UFES).
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 05/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Aprovar o calendário acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2017, conforme anexo desta Resolução.
 
 

Resoluções de 2015 - CEPE

 

 
Homologar os nomes dos docentes Jaqueline Carolino, como titular, e Neide César Vargas, como suplente, para representarem o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) neste Conselho, a partir do dia 10 de março de 2015.
 
 
 
Homologar a substituição dos Conselheiros Hugo Rezende Tavares (titular) e Anelyse dos Reis David (suplente), representantes do corpo discente neste Conselho, pelos discentes Jessica Cristina Silva Delcarro e Marcos Vinicius da Silva Cordeiro, respectivamente. 
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho, que aprovou o Projeto de Criação do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde e do Curso de Pós-Graduação stricto sensu em Nutrição e Saúde, em nível de Mestrado Acadêmico, que será vinculado ao mencionado Programa do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade.
 
 
 
Indicar o nome da Conselheira Ilane Coutinho Duarte Lima como representante deste Conselho para integrar a Comissão Coordenadora do Processo Eleitoral de Escolha de Representantes do Corpo Técnico Administrativo em Educação desta Universidade para os Conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho, que aprovou o calendário das Sessões Ordinárias do CEPE, que ocorrerão no ano de 2015
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho, que aprovou as normas específicas para o Processo Seletivo Simplificado desta Universidade para ocupação das vagas não preenchidas no Processo Seletivo de 2015 para os cursos de graduação constantes no Anexo desta Resolução.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho, que aprovou, em caráter de excepcionalidade e relativamente ao Processo Seletivo para o ingresso no ano de 2015, a redução do percentual de acertos da prova específica de Libras para 30% (trinta por cento) do valor total da prova.
 
 
 
Alterar o Anexo da Resolução nº 82/2007 deste Conselho, da seguinte forma:
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Artes Visuais, Licenciatura, Noturno, do Centro de Artes (CAr) desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Incluir um novo item no Anexo II da Resolução nº 60/1992 deste Conselho
 
 
 
Incluir um novo item no Anexo II da Resolução nº 60/1992
 
 
 
Art. 1.º Homologar a ordem de alocação de vagas para Professor Titular Livre na Universidade Federal do Espírito Santo para o ano letivo de 2015, apresentada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Alterar a Resolução nº 41/2011.
 
 
 
Alterar o que dispõe o Artigo 5.º, § 3.º, da Resolução nº 31/2012 deste Conselho.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que homologou o nome dos docentes Rosemeire dos Santos Britto e Ednalva Gutierrez Rodrigues, como titulares, e Cleyde Amorim Rodrigues e Maria Amélia Dalvi, como suplentes, para representarem o Centro de Educação neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Rodrigo Luiz Vancini, como titular, e Edson Castardeli, como suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) neste Conselho, a partir do dia 7 de abril de 2015.
 
 
Homologar a indicação da docente Maria Regina Rodrigues, como titular, em substituição ao Conselheiro José Edgard Rebouças, para representar o Centro de Artes (CAr) neste Conselho, a partir do dia 7 de abril de 2015.
 
 
Homologar a recondução dos docentes Rodrigo Ribeiro Rodrigues e Patrícia Machado Bueno Fernandes, como representantes, titular e suplente respectivamente, do Centro de Ciências da Saúde neste Conselho. 
 
 
Homologar a recondução dos docentes Etereldes Gonçalves Junior e Bartolomeu Zamprogno, titular e suplente respectivamente, como representantes do Centro de Ciências Exatas neste Conselho. 
 
 
Homologar a solicitação de substituição da Conselheira Gabriela da Silva Gobbi - titular pela discente Elaine Silva Chaves – titular e a indicação da discente Joyce Mazzoco do Nascimento, para sua respectiva suplência, como representantes do corpo discente neste Conselho. 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que aprovou a substituição dos Conselheiros Lorena Ribon e Ramon Moreira de Paulo, titular e suplente, representantes do corpo discente neste Conselho, pelos discentes Hudson Lupes Ribeiro de Souza e Richard Carlos de Oliveira, respectivamente titular e suplente. 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que homologou o nome dos seguintes membros para compor o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia 
 
 
 
Aprovar o quantitativo de vagas geradas no ano letivo de 2014 para o Processo Seletivo de Preenchimento das Vagas Surgidas nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo do ano de 2015 (PSVS – 2015), conforme anexo desta Resolução.
 
 
Homologar os ad referendum da Vice-Reitora no exercício da Presidência deste Conselho, que aprovou as normas gerais e excluiu o art. 9.º (que trata da reserva de vagas) e demais desdobramentos para o Processo Seletivo do Curso de Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena (PS-PROLIND/UFES)
 
 
Aprovar o conteúdo programático específico e as respectivas bibliografias para execução das provas do Processo Seletivo de Vagas Surgidas nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (PSVS/UFES), para o ano letivo de 2015, conforme anexo desta Resolução.
 
 
Homologar a ordem de alocação para contratação de professor visitante da Universidade Federal do Espírito Santo para o ano letivo de 2015 encaminhada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Art. 1.º Designar os nomes abaixo relacionados para compor a Comissão Especial que visa analisar o pedido de reconsideração da Decisão nº 01/2015 deste Conselho que autorizou que as duas “vagas neutras” de professor utilizadas temporariamente pelo Departamento de Matemática (DMAT) do Centro de Ciências Exatas (CCE) desta Universidade sejam alocadas definitivamente no referido Departamento:
 
 
 
Homologar a recondução dos docentes Herbert Barbosa Carneiro e Alfredo Carlos Rodrigues Feitosa, titular e suplente, respectivamente, para representarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Homologar a indicação dos nomes dos docentes Rodrigo Dias Pereira, como titular, e Isaac Pinheiro dos Santos, como suplente, para representarem o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) neste Conselho, a partir do dia 19 de maio de 2015.
 
 
 
Art. 1.º Regulamentar as atividades do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA), vinculado ao Centro de Educação (CE) desta Universidade, conforme regimento anexo desta Resolução.
 
 
Art. 1.º Indicar o nome da Conselheira Vanessa Oliveira de Azevedo Rocha como representante do corpo Técnico-Administrativo em Educação deste Conselho para integrar a Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral, junto à comunidade universitária, relativa à escolha do Reitor e do Vice-reitor desta Universidade para o quadriênio 2016-2020, responsável pela coordenação da referida pesquisa e pela elaboração de suas normas e procedimentos.
 
 
Art. 1.º Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que homologou o nome dos docentes Warley de Souza Borges, como titular, e Vinícius Cândido Mota, como suplente, para representarem o Centro de Ciências Exatas (CCE) neste Conselho.
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-Graduação stricto sensu em nível de Doutorado em Engenharia Mecânica, a ser vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico desta Universidade.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que alterou a Resolução n° 35/2014, referente à inserção do bloco de disciplinas anexo a esta Resolução para oferta junto ao Curso de Graduação em Psicologia do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) desta Universidade.
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) que aprovou o Processo Seletivo para ingresso nos cursos de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo e Comunicação Social/Publicidade do Centro de Artes desta Universidade para o semestre letivo 2015/2, a ser regido pela Resolução nº 12/2012 deste Conselho.
 
 
 
Art. 1.º Prorrogar por 90 (noventa) dias, a partir do dia 5 de julho de 2015, o mandato do Conselheiro Josemar Machado de Oliveira como representante titular do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN/UFES) neste Conselho.
 
 
Estabelece datas, duração, quantidade de questões e programas das provas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2016.
 
 
Alterar a Resolução nº 56, de 2 de dezembro de 2014, deste Conselho, que aprovou o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2015 
 
 
 
Reconduzir os docentes Alexsandro Rodrigues Meireles, como titular, e Marcel Olivier Ferreira de Oliveira, como suplente, para representarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Nutrição do Centro de Ciências Agrárias (CCA) desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Bioengenharia Tecidual, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde desta Universidade.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Edson de Paula Ferreira e Celso Alberto Saibel Santos, titulares, e de Maurice Barcellos da Costa e Patrício José Moreira Pires, respectivos suplentes, como representantes do Centro Tecnológico neste Conselho.
 
 
Homologar a substituição do Conselheiro Richard Carlos de Oliveira (suplente), representante do corpo discente neste Conselho, pelo discente Igor Silva Epitácio Pereira (suplente).
 
 
Homologar o ad referendum da Vice-Reitora, no exercício da Presidência deste Conselho, que autorizou a utilização do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SISU/MEC) nos Cursos de Graduação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), com exceção dos Cursos de Graduação em Engenharia Química e Educação do Campo, como forma de ingresso nesta Universidade.
 
 
Art. 1.º Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que alterou as datas da segunda etapa do Processo Seletivo da Universidade Federal do Espírito Santo (PS/UFES) - 2016, dos dias 29 de novembro a 1.º de dezembro para os dias 6 a 8 de dezembro do corrente ano.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que aprovou a alteração da Resolução nº 56/2014 – CEPE, da seguinte forma:
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que aprovou que a titulação a constar nos diplomas do Curso de Graduação em Medicina do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade seja de “médico”, e não de “bacharel em medicina”. 
 
 
 
Alterar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Música- Licenciatura do Centro de Artes (CAr) desta Universidade, aprovado por meio da Resolução nº 50, de 28 de setembro de 2010, da seguinte forma:
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho, que aprovou o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade, conforme anexo desta Resolução;
 
 
 
Organiza a estrutura e regulamenta o funcionamento da Câmara de Graduação no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
As propostas de alteração de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) poderão ser apresentadas a este Conselho a qualquer tempo. 
 
 
 
Constituir Comissão Especial deste Conselho com a finalidade de elaborar Projeto de Resolução que vise regulamentar a Retribuição por Titulação (RT) dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT´s), por meio do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).
 
 
 
Homologar a substituição da Conselheira Alline Gomes Garcia, representante titular do corpo discente neste Conselho, pelo Conselheiro Igor Silva Epitácio Pereira.
 
 
 
Alterar a Resolução nº 45/2015 deste Conselho.
 
 
 
Criar uma Comissão Especial com a finalidade de organizar adiscussão no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) da utilização do Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação (SISU/MEC) como forma de ingresso nos cursos de graduação desta Universidade, com a seguinte composição:
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico Extraordinário (2015/3) desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que aprovou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Ciências Econômicas do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde (CCS) desta Universidade.
 
 
Homologar a indicação dos nomes dos docentes Ueber José de Oliveira, como titular, e Anderson Geyson Alves de Araújo, como suplente, para representarem o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) neste Conselho.
 
 
Homologar a indicação dos nomes dos docentes Alexandre Cardoso da Cunha, como titular, e Rita de Cássia Ribeiro Gonçalves, como suplente, para representarem o Centro de Ciências da Saúde neste Conselho.
 
 
 
Aprovar o calendário acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2016, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o calendário das Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) para o ano de 2016, conforme abaixo:
 
 
 
Art. 1.º Destinar 5 (cinco) códigos de vagas concedidos pelo Ministério da Educação (MEC) aos seguintes Departamentos:

a. 1 (um) código de vaga ao Departamento de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias (CCA);
b. 1 (um) código de vaga ao Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES);
c. 3 (três) códigos de vagas ao Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação (CE).
 
 

Resoluções de 2014 - CEPE

 

 
Homologar a substituição do nome do Conselheiro Wesley Buleriano, representante do Corpo Discente neste Conselho, pelo do discente Rodrigo Pimentel de Carvalho Lopes.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Sistemas de Informação do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade, conforme anexo desta Resolução
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-graduação, em nível de Doutorado, em Administração, a ser vinculado ao Programa de Pós-graduação em Administração do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade.
 
 
 
Instaurar Comissão Especial com a finalidade de elaborar Projeto de Resolução visando a estabelecer novas normas para Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos de Professor Auxiliar, Assistente, Adjunto e 'Titular Livre' desta Universidade, em substituição à Resolução nº. 52/2009 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-graduação, em nível de Doutorado, em Química, a ser vinculado ao Programa de Pós-graduação em Química do Centro de Ciências Exatas desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Cinema e Audiovisual do Centro de Artes desta Universidade
 
 
 
Alterar o anexo da Resolução nº. 09/2007 deste Conselho
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Nelson Figueiredo de Andrade Filho, como titular, e Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, como suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho, a partir do dia 11 de abril de 2014.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes André Soares Leopoldo, como titular, e Lucas Guimarães Ferreira, como suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho, a partir do dia 11 de abril de 2014.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 08/2016 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
Estabelece normas gerais para o Processo Seletivo dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que homologou a ordem de alocação de contratação de professor visitante nesta Universidade para o ano letivo de 2014, apresentada pela Câmara de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o ad referendum do Presidente deste Conselho que fundiu o Colegiado dos Cursos de Graduação em Letras Português-Espanhol, Letras Português-Francês e Letras Português-Italiano – Licenciaturas Duplas, do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) desta Universidade, ao Colegiado do Curso de Graduação em Letras-Português/CCHN.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 29/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que alterou o Anexo da Resolução nº. 03/2013 deste Conselho, que aprovou o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2013, no sentido de transferir o período para solicitação de revalidação de diploma de graduação, de 17 a 19 de fevereiro de 2014 para 02 a 04 de abril de 2014.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que aprovou o Projeto de Criação do Curso de Graduação Licenciatura Intercultural Indígena do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) desta Universidade.
 
 
 
Estabelece normas gerais para o Processo Seletivo da UFES para ingresso em cursos de graduação na modalidade de ensino a distância.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que aprovou o conteúdo programático e a bibliografia das provas específicas do Processo Seletivo para Preenchimento das Vagas Surgidas nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo para o ano letivo de 2014 (PSVS – 2014), bem como o quantitativo de vagas geradas no ano letivo de 2013 para o PSVS – 2014, conforme Anexos I e II desta Resolução, respectivamente.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-Graduação stricto sensu, em nível de doutorado, em Geografia, a ser vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-Graduação stricto sensu, em nível de doutorado, em Educação Física, a ser vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos desta Universidade.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 44/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece critérios para alocação das vagas disponibilizadas para contratação de Professor Titular-livre.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Química – Licenciatura, do Departamento de Ciências Naturais, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, conforme anexo desta Resolução
 
 
 
Alterar o nome do “Curso de Graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual”, do Centro de Artes (CAr) desta Universidade, para “Curso de Graduação em Design”.
 
 
 
Altera os Anexos III e IV da Resolução 60/92 – CEPE, acrescentando atividades desempenhadas por docentes da UFES, para efeito de contagem de carga horária.
 
 
 
Alterar o inciso II do Art. 1º da Resolução nº. 16/2013 deste Conselho.
 
 
 
Substituir o que dispõem os Artigos 3º e 4º da Resolução nº. 31/2012 deste Conselho.
 
 
 
Alterar o Parágrafo único do Artigo 2º da Resolução nº. 38/2005 deste Conselho.
 
 
 
Autorizar o Colegiado do Curso de História do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) desta Universidade a inserir a Disciplina “Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais – Libras” na matriz curricular do Projeto Pedagógico do Curso de História, Habilitação em Bacharelado, desta Universidade. 
 
 
 
Autorizar o Colegiado do Curso de Matemática, do Centro de Ciências Exatas (CCE) desta Universidade, a inserir a disciplina “Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais – Libras” na matriz curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Matemática, modalidade bacharelado, do CCE
 
 
 
Transferir a disciplina História e Memória (HIS01783) do Departamento de História do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o Departamento de Arquivologia do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFES).
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que aprovou a alteração do Anexo II da Resolução nº. 17/2014 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) pelo Anexo da presente Resolução.
 
 
 
Alterar o anexo da Resolução nº. 05/2011 deste Conselho
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Artes Visuais, Licenciatura, na modalidade a distância, do Centro de Artes (CAr) desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Química, Licenciatura, na modalidade a distância, do Centro de Ciências Exatas (CCE) desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Física, Licenciatura, na modalidade a Distância, do Centro de Ciências Exatas (CCE) desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Autorizar a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) a realizar, em caráter de excepcionalidade e somente para o semestre letivo 2014/2, a inserção do bloco de disciplinas anexo a esta Resolução, para oferta junto ao Curso de Graduação em Psicologia do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) desta Universidade.
 
 
 
Autorizar a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) a realizar, em caráter de excepcionalidade e somente para o semestre letivo 2014/2, a inserção do bloco de disciplinas anexo a esta Resolução, para oferta junto ao Curso de Graduação em Ciências Biológicas, modalidade licenciatura, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) desta Universidade.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Marcos da Cunha Teixeira, como titular, e Jair Miranda de Paiva, como suplente, para representarem o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) neste Conselho, a partir do dia 21 de agosto de 2014.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho, como titular, e Hugo Cristo Sant’anna, como suplente, para representarem o Centro de Artes (CAr) neste Conselho, a partir do dia 21 de agosto de 2014.
 
 
 
Indicar o nome do Conselheiro Luiz Antonio Saade para integrar a Comissão Especial que trata da revisão do Estatuto e do Regimento da Universidade Federal do Espírito Santo, em substituição ao Conselheiro Roney Welinton Dias de Oliveira, a partir desta data.
 
 
 
Estabelece diretrizes para a condução do Processo Seletivo de candidatos ao ingresso nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFES
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Helder Mauad, como titular, e Breno Valentim Nogueira, como suplente, para representarem o Centro de Ciências da Saúde (CCS) neste Conselho.
 
 
 
Estabelece datas, duração, quantidade de questões e programas das provas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2015.
 
 
 
Homologar a substituição do nome dos Conselheiros Raphael Pereira Calmon (Titular) e Naara de Mattos Paletta (Suplente), representantes do Corpo Discente neste Conselho, pelos discentes Hugo Rezende Tavares e Anelyse Dos Reis David, respectivamente. 
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Antônio Carlos Moraes, como titular, e Nelson Figueiredo de Andrade Filho, como suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) neste Conselho, a partir do dia 09 de outubro de 2014.
 
 
 
Autorizar a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) a realizar, em caráter de excepcionalidade e somente para o semestre letivo 2015/1, a inserção do bloco de disciplinas constantes do Anexo desta Resolução. Devendo esta oferta estar devidamente contemplada nos respectivos Projetos Pedagógicos de Curso.
 
 
 
Dispõe sobre as normas que regulamentam a extensão na Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Educação Infantil (NEDI), vinculado ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 52/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
 
Estabelece critérios de avaliação de desempenho para fins de progressão, promoção e aceleração da promoção na carreira do Magistério Superior.
 
 
 
Prorrogar até 7 de novembro de 2014 o mandato do conselheiro Luiz Antônio Saad como representante titular do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFES) neste Conselho
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Donato Oliveira, como titular, e Sonia Missagia de Matos, como suplente, para representarem o Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) neste Conselho, a partir do dia 5 de novembro de 2014.
 
 
 
Eleger a docente Dulcinea Sarmento Rosemberg, como titular, para representar o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes José Augusto Teixeira do Amaral e José Luís Passamai Junior, como titulares, e Eduardo Sá Mendonça e Pedro Alves Bezerra Morais, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Agrárias (CCA) neste Conselho, a partir do dia 5 de novembro de 2014.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes José Edgar Rebouças, como titular, e Rogério Almenara Ribeiro, como suplente, para representarem o Centro de Artes (CAr) neste Conselho.
 
 
 
Prorrogar, até o dia 24 de dezembro deste ano, os trabalhos da Comissão Especial designada por meio da Portaria nº. 1.429, de 18 de junho de 2014, do Magnífico Reitor.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que aprovou o Calendário Acadêmico Extraordinário (2014/3) desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Homologar o ad referendum do presidente deste Conselho, que aprovou o calendário acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2015, conforme anexo desta resolução.

 

Resoluções de 2013 - CEPE

 

 
Homologar, como representante do Centro de Educação neste Conselho e para complemento de mandato, o nome da docente Ednalva Gutierrez Rodrigues, como suplente da conselheira Kyria Rebeca Neiva de Lima Finardi.
 
 
 
Prorrogar, até que ocorram novas eleições para representantes do Corpo Discente neste Conselho, o mandato dos seguintes Conselheiros, conforme tabela abaixo:
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2013, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Designar os nomes abaixo identificados para integrarem o Conselho Curador da Fundação Ceciliano Abel de Almeida (FCAA) como representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão:
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Voz do Espírito Santo (VOZES), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Criar o Colegiado do Curso de Graduação em Música – Bacharelado do Centro de Artes (CAr) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Etereldes Gonçalces Junior, como titular, e Bartolomeu Zamprogno, como suplente, para representarem o Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Caracteriza-se como Projeto de Ensino todo projeto que vise à melhoria do ensino da graduação e esteja relacionado a uma ou mais disciplinas de interesse direto de um ou mais departamentos e colegiados de cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e deve ser utilizado como mecanismo de sistematização e operacionalização de iniciativas e experiências com vistas à ampliação da qualidade estrutural, organizacional e funcional do ensino, ou seja, toda proposta de atividade que tem como objetivo aprimorar a qualidade de ensino-aprendizagem docente e discente que tenha relação com as áreas de atuação profissional de cada curso de graduação. 
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 22/2013 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
Autorizar a utilização do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SISU/MEC) nos Cursos de Graduação discriminados em anexo para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para ingresso no segundo semestre letivo do ano de 2013.
 
 
 
Autorizar a abertura de um Processo Seletivo Extraordinário para ingresso no primeiro semestre letivo do ano de 2013, objetivando o preenchimento das vagas ofertadas pelo Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) que não foram preenchidas pelo Processo Seletivo da Universidade Federal do Espírito Santo (PS/UFES) para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2013.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Eduardo Augusto Moscon Oliveira e Keila Cardoso Teixeira, como titulares, e Marcelo Lima e Ana Carolina Galvão Marsiglia, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Educação neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Gilson Viana da Silva e Ana Carolina Melchiors, como titulares, e Moysés Gonçalves Siqueira Filho e José André Lourenço, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES).
 
 
 
Prorrogar, até o dia 23 de maio de 2013, o mandato do Conselheiro Josemar Machado de Oliveira como representante titular do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade neste Conselho.
 
 
 
Eleger os docentes Herbert Barbosa Carneiro, como titular, e Alfredo Carlos Rodrigues Feitosa, como suplente, para representarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciência da Computação do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Designar os nomes abaixo relacionados para compor a Comissão Especial que visa a promover a atualização do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade Federal do Espírito Santo:
 
 
 
Designar o docente Fabio Luiz Malini de Lima para ocupar a vaga de representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho Curador da Fundação Ceciliano Abel de Almeida - FCAA, anteiormente ocupada pelo docente Anderson Soncini Pelissari.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Farmácia do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Altera a Resolução n°. 27/2005-CEPE
 
 
 
Prorrogar, por 30 (trinta) dias, os mandatos dos atuais representantes do Centro de Ciências Humanas e Naturais neste Conselho, os docentes Alexsandro Rodrigues Meirelles e Josemar Machado de Oliveira, como titulares, e Luiz Cláudio Moisés Ribeiro como suplente daquele.
 
 
 
Aprovar o Regulamento Geral das Atividades de Pesquisa na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Autorizar a utilização do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SISU/MEC) nos Cursos de Graduação do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) que utilizam o Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) como forma de ingresso, para o segundo semestre letivo do ano de 2013.
 
 
 
Homologar a ordem de alocação de contratação de professor visitante nesta Universidade para o ano letivo de 2013, apresentada pela Câmara de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Homologar a recondução dos docentes Jair Carlos Checon de Freitas e Maria Tereza Weitzel Dias Carneiro Lima, titular e suplente respectivamente, como representantes do Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Incluir a “10ª Semana de Engenharia” no calendário acadêmico digital da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que acontecerá dos dias 05 a 09 de agosto de 2013 no Centro de Convenções de Vitória, Espírito Santo.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo do Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (DECH/CEUNES) desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) do Centro de Educação (CE) desta Universidade.
 
 
 
Alterar o anexo da Resolução nº. 42/2007 deste Conselho 
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Josemar Machado de Oliveira e Thana Mara de Souza, como titulares, e Euzeneia Carlos do Nascimento e André Luiz Nascentes Coelho, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Humanas e Naturais neste Conselho.
 
 
 
Homologar o ad referendum da Presidenta deste Conselho, que aprovou o quantitativo de vagas geradas no ano letivo de 2012 para o Processo Seletivo de Preenchimento das Vagas Surgidas nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo do ano de 2013 (PSVS –2013), conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Prorrogar, até que ocorram novas eleições no Centro Tecnológico desta Universidade (CT/UFES), o mandato do Conselheiro Temístocles de Sousa Luz como representante titular do mencionado Centro neste Conselho.
 
 
 
Homologar o nome do docente Heberth de Paula, como representante suplente do Conselheiro Hércules da Silva Miglio, para representar o Centro de Ciências Agrárias desta Universidade (CCA/UFES) neste Conselho.
 
 
 
Homologar o nome dos docentes Fabíola Veloso Menezes Montenegro Guimarães e Cleber José Carminatti, como titulares, e Ernesto Hartmann Sobrinho e Larissa Zanin, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Artes desta Universidade neste Conselho.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho, que aprovou o conteúdo programático e as respectivas bibliografias das provas específicas a serem aplicadas no Processo Seletivo de Preenchimento das Vagas Surgidas nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (PSVS/UFES), para o ano letivo de 2013, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, vinculado ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), conforme o Regimento Interno anexo a esta Resolução.
 
 
 
Eleger os docentes Alexsandro Rodrigues Meireles, como titular, e Marcel Olivier Ferreira de Oliveira, como suplente, para representarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Graduação em Letras-Libras – Bacharelado em Tradução e Interpretação do Departamento de Línguas e Letras do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade.
 
 
 
Homologar os nomes dos novos representantes do Corpo Discente desta Universidade neste Conselho, para o período de 2013/2014
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Temístocles de Sousa Luz e Edson de Paula Ferreira, como titulares, e Antonio Manoel Ferreira Frasson e Patrício José Moreira Pires, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro Tecnológico neste Conselho, a partir do dia 20 de agosto de 2013.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Pesquisa de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEPEHTE), vinculado ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), conforme o Regimento Interno anexo a esta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, modalidade Licenciatura, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Odontologia – versão 2013, do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Concordar com a adesão do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física (PPGEnFis) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo da Audição, vinculado ao Departamento de Educação Integrada em Saúde, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), conforme o Regimento Interno anexo a esta Resolução.
 
 
 
Regulamenta o Estágio de Pós-doutorado nesta Universidade.
 
 
 
Estabelece o programa de Literaturas de Língua Portuguesa e a relação de obras literárias dos Processos Seletivos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para ingresso nos cursos de graduação nos anos letivos de 2015 e 2016.
 
 
 
Homologar, como representante do Centro de Educação Física e Desportos desta Universidade neste Conselho, para complemento de mandato, o nome do docente Nelson Figueiredo de Andrade Filho como suplente do Conselheiro Antônio Carlos Moraes.
 
 
 
Alterar a Resolução nº 03/2013 que aprovou o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2013.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2014, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Estabelece datas, duração, quantidade de questões e programas das provas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2014.
 
 
 
Alterar o Anexo da Resolução nº 03/2013 deste Conselho.
 
 
 
Estabelece normas que visam a regulamentar a abreviação da duração dos cursos de graduação da Universidade Federal do espírito Santo (UFES).
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Engenharia Química do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA/UFES).
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que aprovou os Projetos de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino na Educação Básica, vinculado ao Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) desta Universidade, e do Curso de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado Acadêmico, em Ensino na Educação Básica, vinculado ao supracitado Programa.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que homologou o nome dos docentes Rodrigo Ribeiro Rodrigues, como titular, e Patrícia Machado Bueno, como suplente, para representarem o Centro de Ciências da Saúde neste Conselho.
 
 
 
Regulamenta a operacionalização do cadastro e da matrícula inicial dos alunos classificados em processo seletivo de ingresso nos cursos de Graduação da UFES.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades, a ser vinculado ao Centro de Artes desta Universidade.
 
 
 
As Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) dar-se-ão, no ano de 2014.

 

Resoluções de 2012 - CEPE

 

 
Homologar os nomes dos novos representantes do Corpo Discente desta Universidade para este Conselho
 
 
 
Prorrogar, até o dia 07 de abril de 2012, o mandato do Conselheiro César Alcides Geller como representante titular do Centro de Educação Física e Desportos desta Universidade neste Conselho.
 
 
 
Alterar o anexo da Resolução nº. 47/2010 deste Conselho
 
 
 
Aprovar o quantitativo de vagas geradas no ano letivo de 2011 para o Processo Seletivo de Preenchimento das Vagas Surgidas nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo do ano de 2012 (PSVS – 2012), conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar, para os anos de 2012 e 2013, o conteúdo programático e as respectivas bibliografias das provas específicas a serem aplicadas no Processo Seletivo de Preenchimento das Vagas Surgidas nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (PSVS/UFES).
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Doutorado, em Política Social, área de concentração em Estado, Sociedade e Políticas Sociais, a ser vinculado ao Programa de Pós-graduação em Política Social do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas desta Universidade.
 
 
 
Revoga o Art. 1º da Resolução nº. 34/2011 deste Conselho
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes André Soares Leopoldo, como titular, e Lucas Guimarães Ferreira, como suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Luiz Alexandre Oxley da Rocha, como titular, e Antonio Carlos Moraes, como suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
Alterar a Resolução nº. 01/2012 deste Conselho, a fim de substituir o nome do discente Rafael Magalhães dos Santos (suplente) pelo nome do discente Josimar Nunes Pereira de Freitas (suplente).
 
 
 
Alterar a Resolução nº. 01/2012 deste Conselho, a fim de substituir o nome da discente Karolina Dias da Cunha (suplente) pelo nome do discente Lucas Silveira Andrade Martins (suplente).
 
 
 
Estabelece normas específicas para o Processo Seletivo Simplificado da Universidade Federal do Espírito Santo para ingresso no segundo semestre letivo de cada ano nos Cursos de Graduação do REUNI.
 
 
 
Regulamenta os procedimentos para concessão de transferência de aluno servidor público, civil ou militar ou seu dependente, por amparo legal (ex officio).
 
 
 
Prorrogar, até que ocorram novas eleições no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, o mandato do Conselheiro Hélio Mário de Arruda como representante titular do mencionado Centro neste Conselho.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (CEPE/UFES), que homologou o nome dos servidores, conforme Anexo desta Resolução, que atuarão como relatores ad hoc da Comissão de Ensino de Graduação e Extensão deste Conselho a fim de, exclusivamente, conferir e viabilizar a finalização dos projetos pedagógicos de cursos já aprovados pelo CEPE. 
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Farmacologia, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) desta Universidade, conforme regimento anexo desta Resolução. 
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Doutorado, em Saúde Coletiva, a ser vinculado ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Rodrigo Dias Pereira, como titular, e Gisele de Lorena Diniz Chaves, como suplente, para representarem o Centro Universitário Norte do Espírito Santo neste Conselho.
 
 
 
Prorrogar, até que ocorram novas eleições no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, o mandato do Conselheiro Leonardo Resende Dutra como representante titular do mencionado Centro neste Conselho.
 
 
 
Alterar a Resolução nº. 01/2012 deste Conselho, a fim de substituir o nome do discente Rafael Guisso Gomes (suplente) pelo nome do discente Vitor César Zille Noronha (suplente).
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Ana Cláudia Locateli, como titular, e Alejandro Pineda Aguilar, como suplente, para representarem o Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Prorrogar, até que ocorram novas eleições para representantes do Centro de Artes neste Conselho, o mandato dos Conselheiros Maria Madalena dos Santos e Heliana Soneghet Pacheco, como titulares, e José Viegas Muniz Neto, como suplente dessa última.
 
 
 
Reconhecer que as atividades acadêmicas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) estão prejudicadas pela Greve dos Docentes e Discentes decretada em suas respectivas entidades representativas.
 
 
 
Incluir um novo item na Resolução nº 60/92 deste Conselho
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 35/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Altera a Resolução nº. 23/2009 deste Conselho
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, modalidade de Ensino Aberto e a Distância (EAD), desta Universidade.
 
 
 
Indicar o nome da Conselheira Zélia Rodrigues Pires como representante deste Conselho para integrar a Comissão Coordenadora do Processo Eleitoral de Escolha de Representantes do Corpo Técnico-administrativo em Educação desta Universidade para os Conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores.
 
 
 
Eleger os docentes Helder de Amorim Mendes, como titular, e Maria Madalena dos Santos, como suplente, para representarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Roney Welinton Dias de Oliveira, como titular, e Alexandre Cardoso da Cunha, como suplente, para representarem o Centro de Ciências da Saúde neste Conselho.
 
 
 
Estabelece datas, duração, quantidade de questões e programas das provas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2013.
 
 
 
Fixa normas e condições de afastamento de docentes da UFES para aperfeiçoamento em instituições nacionais ou estrangeiras em nível de pós-graduação de natureza presencial.
 
 
 
 
Alterar o anexo da Resolução nº 18/2009 deste Conselho 
 
 
 
Suspender temporariamente as alterações dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, até que os trabalhos dos relatores ad hoc, homologados por meio da Resolução nº 15/2012 deste Conselho, sejam concluídos e os referidos PPCs encaminhados à Pró-reitoria de Graduação desta Universidade.
 
 
 
Estabelece alterações na Resolução nº 23/2012 e Resolução nº. 49/2011 deste conselho
 
 
 
Estabelece sistema de reserva de vagas no Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação.
 
 
 
Alterar a Resolução nº. 01/2012 deste Conselho
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Luiz Antonio Saade e Dulcinea Sarmento Rosemberg, como titulares, e Cenira Andrade de Oliveira e Susane Petinelli Souza, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas neste Conselho.
 
 
 
Revogar o Anexo da Resolução nº. 34/2012 deste Conselho.
 
 
 
Alterar a Resolução nº. 33/2009 deste Conselho
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Química - Licenciatura do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Incluir um novo item no Anexo I da Resolução nº 60/92 deste Conselho
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Olavo dos Santos Pereira Júnior e José Franklin Chichorro, como titulares, e Hércules da Silva Miglio e Iara Rebouças Pinheiro, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Agrárias neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Fábio Luiz Malini de Lima e Raquel de Oliveira Pedro Garbelotti, como titulares, e Larissa Fabricio Zanin e Cleber José Carminati, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Artes neste Conselho.
 
 
 
Prorrogar, por mais 02 (dois) meses, o mandato dos Conselheiros Cristina Helena Bruno, como representante titular, e Rodolfo da Silva Villaça, como representante suplente, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) neste Conselho.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (CEPE/UFES), que indicou o nome do Conselheiro Jair Carlos Checon de Freitas para integrar a Comissão Eleitoral designada por meio da Portaria nº. 2.248/2012-Reitor, em substituição à Conselheira Zélia Rodrigues Pires.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (NUPEM), vinculado ao Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Graduação em Pedagogia, modalidade Licenciatura, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES).
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Doutorado, em Biologia Vegetal, a ser vinculado ao Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Doutorado, em Ciências Florestais, a ser vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade.
 
 
 
As Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão dar-se-ão, no ano de 2013
 
 
 
Prorrogar, por 60 (sessenta) dias, a partir de dezembro do presente ano, excluindo-se o período de recesso previsto no calendário acadêmico da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o prazo para a execução dos trabalhos dos relatores ad hoc da Comissão de Ensino de Graduação e Extensão deste Conselho, a fim de, exclusivamente, conferir e viabilizar a finalização dos Projetos Pedagógicos de Cursos já aprovados pelo CEPE. 
 
 
 
Alterar os anexos I e II da Resolução nº 41/2007 deste Conselho 
 
 
 
Instituir os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) no âmbito dos Cursos de Graduação - Bacharelado, Licenciatura e Cursos Superiores de Tecnologia, nas modalidades Presenciais e Ensino a Distância (EAD), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e estabelecer as suas atribuições e funcionamento.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) desta Universidade.

 

Resoluções de 2011 - CEPE

 

 
Prorrogar, até o dia 31 de março de 2011, o mandato dos Conselheiros Edson de Paula Ferreira, como titular, e Anilton Salles Garcia, como suplente, para representarem o Centro Tecnológico desta Universidade neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Eduardo Augusto Moscon de Oliveira e Tércio Girelli Kill, como titulares, e Arnaldo Pinto Júnior e Kyria Rebeca Neiva Lima Finardi, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Educação neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Donato de Oliveira, como titular, e Josemar Machado de Oliveira, como suplente, para representarem o Centro de Ciências Humanas e Naturais neste Conselho.
 
 
 
Aprovar o projeto de Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Educação, a ser ministrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação desta Universidade em cooperação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade
 
 
 
Alterar a letra “A” do Anexo II da Resolução nº. 52/2009 deste Conselho
 
 
 
Aprovar os programas e o quantitativo de vagas geradas nos anos letivos de 2009 e 2010, para o Processo Seletivo de preenchimento das vagas surgidas nos cursos de Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, conforme anexos I e II desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade
 
 
 
Prorrogar, de 1º de abril de 2011 a 30 de maio de 2011, os mandatos dos Conselheiros Edson de Paula Ferreira e Antônio Manoel Ferreira Frasson, como titulares, e Antônio Cézar Bozzi, como suplente do último, para representarem o Centro Tecnológico desta Universidade neste Conselho.
 
 
 
Alterar o Anexo II da Resolução nº. 07/2011 deste Conselho
 
 
 
Estabelece normas para a regulamentação da formação em graduação com titulação simultânea em dois países (dupla diplomação) no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Alterar a Resolução nº 47/2010 deste Conselho
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Gláucia Rodrigues de Abreu, como titular, e Rodrigo Ribeiro Rodrigues, como suplente, para representarem o Centro de Ciências da Saúde neste Conselho.
 
 
 
Estabelece normas específicas para o Processo Seletivo Simplificado da Universidade Federal do Espírito Santo para ingresso no semestre letivo 2011/2 nos cursos de graduação do REUNI.
 
 
 
Estabelece datas, duração, quantidade de questões e programas das provas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2012.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Física, vinculado ao Centro de Ciências Exatas (CCE) desta Universidade, conforme regimento anexo desta Resolução.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Artes Visuais em Educação do Espírito Santo (NAVEES), vinculado ao Centro de Educação (CE) desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Enfermagem, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) desta Universidade, conforme regimento anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Medicina, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) desta Universidade, conforme regimento anexo desta Resolução.
 
 
 
Homologar a Recondução dos nomes dos docentes Alexsandro Rodrigues Meireles, como titular, e Luiz Cláudio Moisés Ribeiro, como suplente, para representarem o Centro de Ciências Humanas e Naturais neste Conselho.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Gestão Pública, vinculado ao Centro de Ciências de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) desta Universidade, conforme Regimento anexo desta Resolução.
 
 
 
Fica estabelecido um Colegiado para os Cursos de Graduação em Letras Português-Espanhol, Letras Português-Francês e Letras Português-Italiano – Licenciaturas Duplas, composto provisoriamente da seguinte forma:
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 13/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Regulamenta os procedimentos para concessão de transferência de aluno servidor público, civil ou militar ou seu dependente, por amparo legal.
 
 
 
Regulamenta a implantação do Programa de Mobilidade Acadêmica no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Regulamenta situações de trancamento de matrícula no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Eleger os docentes Eustáquio Vinícius Ribeiro Castro e Fernando José Arrigoni (titulares) e Gilson Fernandes da Silva e José Rafael Capua Proveti (suplentes), respectivamente, para integrar o Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Educação Física - Licenciatura do Centro Universitário Norte do Espírito Santo
 
 
 
Prorrogar, até o dia 30 de junho de 2011, o mandato dos Conselheiros Antônio Manoel Ferreira Frasson e Antônio Cézar Bozzi, titular e suplente, e Edson de Paula Ferreira, como titular, para representarem o Centro Tecnológico desta Universidade neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Jair Carlos Checon de Freitas, como titular, e Maria Tereza Weitzel Dias Carneiro Lima, como suplente, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Química do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 40/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
Revogar a Resolução nº 36/2005 deste Conselho
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Doutorado, em História, área de concentração em História Social das Relações Políticas, vinculado ao Programa de Pós-graduação em História do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Temístocles de Sousa Luz e Marcus Antonius da Costa Nunes, como titulares, e Herbert Barbosa Carneiro e Antonio Paula Nascimento, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro Tecnológico neste Conselho.
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Contábeis (vespertino) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas desta Universidade
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Cotidianos e Culturas (NUPEC3), vinculado ao Centro de Educação (CE) desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura do Centro Universitário Norte do Espírito Santo
 
 
 
Tornar sem efeito a Resolução nº 33/2011 deste Conselho, que revogou a Resolução nº 36/2005 que permitia, em caráter temporário e em grau de excepcionalidade, ao estudante de um curso com diferentes habilitações ou ênfases colar grau em uma das modalidades e optar por continuar vinculado à Universidade para complementação de estudos em uma outra modalidade do mesmo curso, respeitando o tempo máximo de integralização curricular.
 
 
 
Poderá haver contratação de professor substituto no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo, mediante contrato de trabalho de caráter temporário, exclusivamente para ministrar aulas em curso de graduação, à vista do plano de trabalho do departamento solicitante da contratação.
 
 
 
Homologar o “ad referendum” do Presidente deste Conselho que prorrogou, até o dia 31 de outubro de 2011, o mandato dos representantes do Corpo Discente desta Universidade neste Conselho, conforme abaixo:
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Música – Bacharelado do Centro de Artes desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Graduação em Letras - Italiano, modalidade de Ensino Aberto e a Distância (EAD), desta Universidade.
 
 
 
Prorrogar, por 60 (sessenta) dias, a partir de 08 de novembro do presente ano, os trabalhos da Comissão de Ensino de Graduação e Extensão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (CEGE/CEPE/UFES) referentes ao Projeto de Resolução que visa a regulamentação da possibilidade de o estudante de um curso de graduação da UFES que possua diferentes habilitações ou ênfases colar grau em uma das modalidades e optar por continuar vinculado a esta Universidade visando à complementação de estudos do mesmo curso, em outra modalidade.
 
 
Aprovar os Projetos Pedagógicos do Curso de Graduação em História – Bacharelado e Licenciatura – versão 2006 - do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade, conforme anexos I e II desta Resolução.
 
 
Aprovar os Projetos Pedagógicos do Curso de Graduação em História – Bacharelado e Licenciatura – versão 2010 - do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade, conforme anexos I e II desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico Extraordinário (2011/3) desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2012, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
As Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão dar-se-ão, no ano de 2012, conforme o calendário abaixo
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro de Artes desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Graduação em Matemática Industrial, a ser ofertado pelo Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Física - Licenciatura do Centro Universitário Norte do Espírito Santo
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Graduação em História, modalidade de Ensino Aberto e a Distância (EAD), desta Universidade.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 57/2013 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão.
 
Regulamenta a operacionalização do cadastro e da matrícula inicial dos alunos classificados em processo seletivo de ingresso nos cursos de Graduação da UFES.
 
 
 
Homologar a ordem de alocação de contratação de professor visitante nesta Universidade para o ano letivo de 2012, apresentada pela Câmara de Pós-graduação desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.

 

Resoluções de 2010 - CEPE

 

Resolução nº. 01/2010 - CEPE

Homologar os nomes dos docentes Zenólia Christina Campos Figueiredo, como titular e, César Alcides Geller, como suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho, que aprovou o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Biodiversidade Tropical, vinculado ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) e do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu, em nível de Mestrado em Biodiversidade Tropical que será vinculado ao supracitado Programa.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis, vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) desta Universidade.
 
 
 
Estabelece normas específicas para o Processo Seletivo Extraordinário da Universidade Federal do Espírito Santo para ingresso nos cursos de graduação no semestre letivo 2010/1.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Luiz Alexandre Oxley da Rocha, como titular e, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, como suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
Homologar como representante do Centro de Ciências da Saúde neste Conselho e para complemento de mandato, o nome do docente Rodrigo Ribeiro Rodrigues, como suplente da conselheira Gláucia Rodrigues de Abreu Carvalho.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Agricultura Tropical, vinculado ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES).
 
 
 
A progressão funcional horizontal dos docentes desta Universidade na Classe de Professor Associado da Carreira de Magistério Superior dar-se-á desde que o docente preencha cumulativamente os seguintes requisitos:
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Ricardo Roberto Behr e Elisabeth Orletti – Titulares e Leonardo de Resende Dutra e Hélio Mário de Arruda – Suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas neste Conselho.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Doutorado, em Letras, área de concentração em Estudos Literários, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Regulamento Geral da Pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, conforme anexo.
 
 
 
Aprovar o quantitativo de vagas remanescentes dos cursos de graduação desta Universidade, geradas no ano letivo de 2009, para o Processo Seletivo nas modalidades de Novo Curso Superior, Reopção e/ou Remoção de cursos e de Transferência Facultativa, conforme anexo desta Resolução. 
 
 
 
Prorrogar o mandato do Conselheiro Flávio Gimenes Alvarenga como representante do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) neste Conselho.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho que aprovou a Resolução nº 04/2010 deste Conselho que estabelece normas específicas para o Processo Seletivo Extraordinário desta Universidade para ingresso nos cursos de graduação no semestre letivo 2010/1.
 
 
 
Estabelecer novo formulário para a Resolução nº 35/2004 deste Conselho, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Estudos Clínicos e Experimentais em Saúde Cardiovascular (NUPECARD), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) desta Universidade, conforme Regimento Interno constante do anexo desta Resolução.
 
 
 
Autorizar, em caráter de excepcionalidade e somente para o semestre letivo 2010/1, a Pró-reitoria de Graduação a registrar no currículo dos discentes dos cursos de Graduação desta Universidade o registro de aproveitamento de estudos de disciplinas obrigatórias cursadas como eletivas
 
 
 
Autorizar a Pró-reitoria de Graduação a realizar, em caráter de excepcionalidade e somente para o semestre letivo 2010/1, a oferta de disciplinas fora do prazo estabelecido no calendário acadêmico desta Universidade.
 
 
 
Autorizar a Pró-reitoria de Graduação a realizar, em caráter de excepcionalidade e somente para o semestre letivo 2010/1, a quebra de pré-requisito das disciplinas dos cursos de graduação desta Universidade.
 
 
 
Prorrogar o mandato dos Conselheiros José Francisco Bernardino Freitas e Paulo Sérgio de Paula Vargas como representantes do Centro de Artes neste Conselho.
 
 
 
Estabelece normas específicas para o Processo Seletivo Simplificado da Universidade Federal do Espírito Santo para ingresso no semestre letivo 2010/2 nos cursos de graduação do REUNI.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Vander Calmon Tosta, como titular, e, Marta Pereira Coelho, como suplente, para representarem o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Heliana Soneghet Pacheco e Lincoln Guimarães Dias, como titulares, e, José Viegas Muniz Neto e Maria Madalena dos Santos, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Artes neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Ana Cláudia Locateli, como titular, e, Alejandro Pineda Aguilar, como suplente, para representarem o Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Eleger os docentes Helder de Amorim Mendes, como titular, e, Oswaldo Paiva Almeida Filho, como suplente, para representarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Revogar a Resolução nº 10/2003 deste Conselho que estabeleceu normas para o processo eleitoral de escolha de representantes dos servidores técnico-administrativos para o CEPE.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Educação Infantil (NEDI), vinculado ao Centro de Educação (CE) desta Universidade, conforme anexo desta Resolução. 
 
 
 
Alterar o Art. 1º da Resolução nº 43/2009 deste Conselho.
 
 
 
Estabelece datas, duração, quantidade de questões e programas das provas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2011.
 
 
 
Estabelecer novos anexos para a Resolução nº 71/2007 deste Conselho
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Física - Licenciatura do Centro de Ciências Exatas desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Física - Bacharelado do Centro de Ciências Exatas desta Universidade
 
 
 
Designar Comissão Especial com a finalidade de elaborar Projeto de Resolução que vise instituir a Láurea Acadêmica na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e estabelecer os critérios para sua concessão.
 
 
 
Indicar o nome do Conselheiro Josevane Carvalho Castro como representante deste Conselho para integrar a Comissão Eleitoral coordenadora do processo eleitoral de escolha de representantes do corpo técnico-administrativo em educação desta Universidade para os Conselhos: Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores.
 
 
 
Alterar o Calendário Acadêmico do ano letivo de 2010 desta Universidade, aprovado pela Resolução nº 35/2010 deste Conselho, da seguinte forma:
 
 
 
ESTABELECE NORMAS PARA REGULAMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA COM TITULAÇÃO SIMULTÂNEA EM DOIS PAÍSES (CO-TITULAÇÃO) NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.
 
 
 
Designar Comissão Especial com a finalidade de analisar a atual oferta do Ensino Aberto e à Distância nesta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciência da Computação vinculado ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) desta Universidade
 
 
 
Regulamenta a quebra de pré-requisito das estruturas curriculares dos cursos de graduação da UFES.
 
 
 
*Revogada pela Resolução nº 51/2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a Resolução nº 12/1987 deste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes das docentes Vera Lúcia Maia, como titular e, Liliana Aparecida Pimenta de Barros, como suplente, para representarem o Centro de Ciências da Saúde neste Conselho.
 
 
 
Indicar os nomes das docentes Diolina Moura Silva, como titular, e Surama Freitas Zanini, como suplente, para representarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão desta Universidade junto ao Conselho Curador da Fundação Ceciliano Abel de Almeida.
 
 
 
Indicar os nomes dos seguintes membros para representarem as Comissões Técnicas Permanentes deste Conselho para integrarem a Comissão Especial que tem por finalidade analisar a atual oferta do Ensino Aberto e à Distância nesta Universidade:
 
 
 
Autorizar a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) a realizar, em caráter de excepcionalidade e somente para o semestre letivo 2010/2, a matrícula dos alunos que não a efetivaram no momento devido
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Pesquisa em Texto e Cognição (NUPETEC), vinculado ao Departamento de Línguas e Letras do Centro de Ciências Humanas e Naturais (DLL/CCHN) desta Universidade, conforme anexo desta Resolução
 
 
 
Estabelecer novo anexo para a Resolução nº 70/2007 deste Conselho
 
 
 
REGULAMENTA O PREENCHIMENTO DE VAGAS SURGIDAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFES.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Doutorado, em Ciências da Computação, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Informática do Centro Tecnológico desta Universidade.
 
 
 
Homologar os nomes dos novos representantes do Corpo Discente desta Universidade para este Conselho
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Música - Licenciatura do Centro de Artes desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Desenho Industrial do Centro de Artes desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Administração – Noturno vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas desta Universidade
 
 
 
Autorizar, em caráter de excepcionalidade e somente para o semestre letivo 2010/2, a Pró-reitoria de Graduação a registrar no currículo dos discentes dos cursos de Graduação desta Universidade o aproveitamento de estudos de disciplinas obrigatórias cursadas como eletivas.
 
 
 
Alterar a Resolução nº 57/2000 deste Conselho.
 
 
 
Estabelece o programa de Literaturas de Língua Portuguesa e a relação de obras literárias dos Processos Seletivos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para ingresso nos cursos de graduação nos anos letivos de 2013 e 2014. 
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Renato Ribeiro Passos e Wagner Miranda Barbosa, como titulares, e, Fábio Ramos Alves e Marcos Vinícius Winckler Caldeira, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Agrárias neste Conselho.
 
 
 
Homologar como representante do Centro de Ciências Exatas neste Conselho e para complemento de mandato o nome do docente Carlos Augusto Cardoso Passos, como suplente do conselheiro Carlos Vital Paixão de Mello.
 
 
 
Aprovar os Projetos Pedagógicos do Curso de Graduação em Matemática – Bacharelado e Licenciatura do Centro de Ciências Exatas desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Matemática – Licenciatura do campus de São Mateus
 
 
 
Excluir do Anexo II da Resolução nº 60/92 deste Conselho o item “Coordenador de Curso de Pós-graduação ‘Stricto Sensu’”.
 
 
 
Alterar a Resolução nº 60/1992 deste Conselho.
 
 
 
Prorrogar, até o dia 31 de dezembro deste ano, o mandato da Conselheira Silvana Ventorim como representante do Centro de Educação neste Conselho.
 
 
 
Homologar como representante do Centro de Educação Física e Desportos desta Universidade neste Conselho e para complemento de mandato o nome do docente Luis Irapoan Jucá da Silva, como suplente do conselheiro Cesar Alcides Geller.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Energia, vinculado ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), conforme regimento anexo desta Resolução. 
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Matemática em Rede Nacional, vinculado ao Departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas, conforme regimento anexo desta Resolução.
 
 
 
Dispõe sobre ingresso de alunos refugiados políticos nos cursos de graduação da UFES.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Estudos sobre Texto e Discurso (NETED), vinculado ao Programa de Pós-graduação stricto sensu em Estudos Linguísticos do Departamento de Línguas e Letras do Centro de Ciências Humanas e Naturais (DLL/CCHN) desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Homologar a ordem de alocação de contratação de professor visitante nesta Universidade para o ano letivo de 2011, apresentada pela Câmara de Pós-graduação desta Universidade, conforme anexo desta Resolução. 
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico Extraordinário (2010/3) desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
As Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão dar-se-ão, no ano de 2011, conforme o calendário abaixo
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Graduação em Filosofia – Licenciatura, modalidade de Ensino Aberto e a Distância (EAD)
 
 
 
Alterar a Resolução nº 58/2008 deste Conselho
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2011, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Institui e regulamenta o estágio supervisionado curricular nos cursos de graduação da UFES.
 
 
 
Fixa normas de Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório para os Cursos de Licenciatura do Campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciência e Tecnologia, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA), conforme regimento anexo desta Resolução.
 
 
 
Prorrogar, até o dia 31 de março de 2011, o mandato dos Conselheiros Antônio Manoel Ferreira Frasson, como titular, e Antônio Cézar Bozzi, como suplente, para representarem o Centro Tecnológico desta Universidade neste Conselho.
 
 
 
Prorrogar por 120 (cento e vinte dias) dias, a partir de 02 de dezembro deste ano, os trabalhos da Comissão Especial, designada por meio da Portaria nº 1.825/2010-Reitor, que tem por finalidade analisar a atual oferta do Ensino Aberto e a Distância nesta Universidade.

 

Resoluções de 2009 - CEPE

 

Resolução nº. 01/2009 - CEPE

Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Doutorado, em Doenças Infecciosas, do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade.
 
 
 
Estabelece o programa de Literaturas de Língua Portuguesa e a relação de obras literárias dos Processos Seletivos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para ingresso nos cursos degraduação nos anos letivos de 2011 e 2012.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 35/2009 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Homologar os nomes dos discentes como representantes do Corpo Discente neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Carlos Vital Paixão de Melo, como titular, e Magno Branco Alves, como suplente, para representarem o Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 13/2009 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece normas gerais para o Processo Seletivo Simplificado da UFES a ser realizado em caráter extraordinário para ingresso, no segundo semestre letivo de 2009, em cursos de graduação.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 11/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar o Artigo 28 do anexo da Resolução nº 25/95 deste Conselho.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 11/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar o anexo da Resolução nº 25/95 deste Conselho
 
 
 
Homologar o “ad referendum” do Presidente deste Conselho que aprovou o quantitativo de vagas remanescentes dos cursos de graduação desta Universidade,  geradas nos anos letivos de 2007 e 2008, para o Processo Seletivo nas modalidades de Transferência Facultativa, Novo Curso Superior e de Reopção e/ou Remoção de Curso, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), vinculado à Reitoria desta Universidade, conforme Regimento Interno constante do anexo desta Resolução.
 
 
 
Incluir um novo item no Anexo IV da Resolução nº 60/92 deste Conselho.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 13/2009 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece normas específicas para o Processo Seletivo Extraordinário da Universidade Federal do Espírito Santo para ingresso nos cursos de graduação.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Direito, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas desta Universidade
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 04/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece normas específicas para o Processo seletivo Extraordinário da Universidade Federal do Espírito Santo para ingresso nos cursos de graduação.
 
 
 
Poderá ser aberto no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) concurso público de provas e títulos para provimento de cargo de professor efetivo em regime de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho.
 
 
 
Alterar a Decisão nº 108/1998 deste Conselho
 
 
 
Homologar os nomes das docentes Maria José Gomes, como titular, e Gláucia Rodrigues de Abreu Carvalho, como suplente, para representarem o Centro de Ciências da Saúde neste Conselho.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade
 
 
 
Alterar o parágrafo único do Artigo 3º da Resolução nº 59/2008.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Alexsandro Rodrigues Meireles e Lourdes Maria Silva Araújo – Titulares e Luiz Cláudio Moisés Ribeiro e Valéria Fagundes – Suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Humanas e Naturais neste Conselho.
 
 
 
Homologar o nome da docente Mirian do Amaral Jonis Silva como representante titular do Centro de Educação neste Conselho.
 
 
 
Eleger os docentes Fernando José Arrigone e Eustáquio Vinícius Ribeiro Castro – Titulares e José Rafael Capua Proveti e Gilson Fernandes da Silva – Suplentes, respectivamente, para representarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 35/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
Estabelece sistema de inclusão social no Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 21/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
O Processo Seletivo para o ingresso nos Cursos de Graduação desta Universidade no ano de 2010 será realizado em 02 (duas) etapas, a saber:
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 35/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Dar nova redação ao Inciso I e Parágrafo único do Artigo 1º e ao Inciso III e § 1º do Artigo 3º da Resolução 23/2009 deste Conselho,
 
 
 
Homologar o nome da docente Eliza Bartolozzi Ferreira, como suplente da Conselheira Mirian do Amaral Jonis Silva, para representar o Centro de Educação (CE) neste Conselho.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 41/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a Resolução nº 57/2008 deste Conselho.
 
 
 
Autorizar a Comissão de Ensino de Graduação e Extensão deste Conselho (CEGE/CEPE) a inserir, juntamente como os coordenadores de cursos de Graduação, a Tabela de Equivalência e a Disciplina “Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais – Libras” nas matrizes curriculares dos Projetos Pedagógicos de Cursos já aprovados por este Conselho.
 
 
 
Homologar o nome da docente Ethel Leonor Noia Maciel, para complementação de mandato, em substituição à Conselheira Maria José Gomes, como representante do Centro de Ciências da Saúde neste Conselho.
 
 
 
Alterar os Anexos I e II da Resolução nº 33/2005 deste Conselho
 
 
 
Incluir um novo item no Anexo II da Resolução nº 60/92 deste Conselho
 
 
 
Incluir um novo item no Anexo I da Resolução nº 60/92 deste Conselho
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 13/2016 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece normas gerais para o Processo Seletivo da Universidade Federal do Espírito Santo para ingresso nos cursos de graduação.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 29/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece datas, duração, quantidade de questões e programas das provas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2010.
 
 
 
Homologar os nomes dos novos representantes do Corpo Discente desta Universidade para este Conselho
 
 
 
Determinar à Pró-reitoria de Graduação desta Universidade (PROGRAD/UFES) que inclua o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) nos currículos de cursos de graduação como componente curricular obrigatório.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Tecnologia Mecânica desta Universidade 
 
 
 
Alterar o Artigo 6º da Resolução nº 27/2005 deste Conselho.
 
 
 
Suprimir os pré-requisitos de todas as disciplinas de filosofia dos currículos do Curso de Graduação em Filosofia desta Universidade, nas versões de 1988, 2002 e 2006.
 
 
 
*Revogada pela Resolução nº 52/2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
As propostas de alteração de projeto pedagógico dos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) devem ser apresentadas a este Conselho até o mês de julho de cada ano, para possível implementação no primeiro semestre letivo do ano seguinte.
 
 
 
Alterar a Decisão nº 200/2003 deste Conselho
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 52/2009 de Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Determinar que as provas orais e/ou de defesa de memorial técnico dos próximos concursos públicos para provimento de cargo de professor auxiliar, assistente, adjunto e titular da Universidade Federal do Espírito Santo sejam devidamente gravadas e realizadas em sessão pública.
 
 
 
Indicar os nomes dos Presidentes das Comissões de Ensino de Graduação e Extensão, de Pesquisa e Pós-graduação e de Política Docente deste Conselho, e o nome da Conselheira Dulcinete Machado Bermudes, representante do Corpo Técnico-administrativo, para comporem, juntamente com membros do Egrégio Conselho Universitário desta Universidade, Comissão Mista que terá por finalidade propor
 
 
 
Estabelecer novo anexo para a Resolução nº 11/2007 deste Conselho
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 39/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
REGULAMENTA A QUEBRA DE PRÉ-REQUISITOS DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFES.
 
 
 
Homologar o nome do Conselheiro Bruno Leonardo de Lima para representar o Corpo Discente deste Conselho na Comissão Mista que terá por finalidade propor Novo Regimento Geral e revisar o atual Estatuto desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade
 
 
 
Homologar a ordem de alocação de contratação de professor visitante nesta Universidade para o ano letivo de 2010, apresentada pela Câmara de Pós-graduação desta Universidade, conforme anexo desta Resolução. 
 
 
 
Reconduzir o docente Rosembergue Bragança como representante titular deste Conselho junto ao Conselho Administrativo da Fundação Ceciliano Abel de Almeida.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico Extraordinário (2009/3) desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 34/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
ESTABELECE NORMAS PARA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA AUXILIAR, ASSISTENTE, ADJUNTO E TITULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2010, conforme anexo desta Resolução
 
 
 
As Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão dar-se-ão, no ano de 2010.

 

Resoluções de 2008 - CEPE

 

 
Distribuir, em caráter excepcional, as 16 (dezesseis) autorizações de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Efetivo desta Universidade, conforme Anexo I.
 
 
 
Art. 1º Como medida de exceção ao § 4º do Art. 4º da Resolução nº. 33/2007 deste Conselho ficam convocados, respeitada a ordem de classificação, para compor a turma do primeiro semestre letivo o seguinte quantitativo de aprovados no PS-UFES 2008 para entrada no segundo semestre letivo.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 06/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Prorrogar, até o dia 05 de março de 2008, o mandato dos Conselheiros Antonio Carlos Moraes e Zenólia Christina Campos Figueiredo, como titulares, e Luis Irapoan Jucá da Silva e José Francisco Chicon, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
Aprovar a política acadêmica e de pesquisa do Programa de Apoio à Participação em Eventos Técnicos e Científicos (PAPETEC).
 
 
 
Criar Comissão Especial com a finalidade de analisar a Resolução nº. 15/89 deste Conselho, que estabelece critérios de avaliação de desempenho global para fins de progressão na carreira do magistério, por titulação e por mérito, com a seguinte composição:
 
 
 
Homologar a recondução dos docentes Antonio Carlos Moraes, como titular, e Luis Irapoan Jucá da Silva, como suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
Eleger os docentes Gabriel Moreira Campos e Oswaldo Paiva Almeida Filho como representantes titulares do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Alvim Borges da Silva Filho e Rogério Antônio Monteiro, como titulares, e Luiz Antônio Saade e Vanda de Aguiar Valadão, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas neste Conselho.
 
 
 
Aprovar o novo Regimento Interno deste Conselho, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Flávio Gimenes Alvarenga, como titular, e Sandro José Greco, como suplente, para representarem o Centro Universitário Norte do Espírito Santo neste Conselho.
 
 
 
Prorrogar o mandato da Conselheira Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa como representante do Centro de Artes neste Conselho, até que o mencionado Centro proceda à eleição de novos representantes.
 
 
 
Dar nova redação ao parágrafo único do Artigo 27 do Anexo da Resolução nº. 35/2001 deste Conselho.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 08/2010 de Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
ESTABELECE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA FINS DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, NA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR, DA CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO, NÍVEL I, PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO, NÍVEL II.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes José Francisco Bernardino Freitas e Paulo Sérgio de Paula Vargas, como titulares, e Clara Luiza Miranda e Viviana Mônica Vermes, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Artes neste Conselho.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado, em Ciências Sociais, do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 33/2009 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece normas gerais para o Processo Seletivo da Universidade Federal do Espírito Santo para ingresso nos cursos de graduação.
 
 
 
Estabelece datas, duração, quantidade de questões e programas das provas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2009.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Rogério Netto Suave, como titular, e Adelmo Inácio Bertolde, como suplente, para representarem o Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Indicar o nome do Conselheiro Aparecido José Cirilo para presidir a Comissão Eleitoral do processo de escolha dos representantes do corpo técnico-administrativo neste Conselho.
 
 
 
Homologar, para complemento de mandato, o nome do docente Luis Fernando Tavares de Menezes para representar o Centro Universitário Norte do Espírito Santo como suplente do Conselheiro Wilson Denadai neste Conselho.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 08/2009 de Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Aprovar o quantitativo de vagas remanescentes dos cursos de graduação desta Universidade, geradas no ano letivo de 2007, para o Processo Seletivo nas modalidades de Transferência Facultativa, Novo Curso Superior e de Reopção e/ou Remoção de Curso, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Incluir um novo item no Anexo III da Resolução nº. 60/92 deste Conselho
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Vera Lúcia Maia, como titular, e Liliana Aparecida Pimenta de Barros, como suplente, para representarem o Centro de Ciências da Saúde neste Conselho.
 
 
 
Autorizar a Comissão de Ensino de Graduação e Extensão deste Conselho a realizar, desde que não caracterizem alteração curricular, os ajustes necessários nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação 
 
 
 
Estabelece normas gerais para o Processo Seletivo da UFES para ingresso, no segundo semestre letivo de 2008, em cursos de graduação na modalidade de ensino a distância.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Filosofia (NEPEFIL), vinculado ao Centro de Educação desta Universidade, conforme Regimento Interno constante do anexo desta Resolução.
 
 
 
Homologar o ad referendum da presidência deste Conselho, que aprovou a alteração da redação ao Artigo 8º do Anexo da Resolução nº. 10/2003 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
 
 
Aprovar a Tabela de Provas Discursivas Específicas por Curso para o Processo Seletivo desta Universidade para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2009, conforme anexo desta Resolução
 
 
 
Indicar os nomes das docentes Diolina Moura Silva, como titular, e Surama Freitas Zanini, como suplente, para representarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão desta Universidade junto ao Conselho Curador da Fundação Ceciliano Abel de Almeida.
 
 
 
Aprovar os Projetos de Criação dos Cursos de Graduação em Letras-Português-Espanhol e Letras-Português-Italiano – Licenciaturas duplas do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 59/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a Resolução nº. 33/2007 deste Conselho
 
 
 
Alterar o Anexo da Resolução nº. 21/2008 deste Conselho no
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 47/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
REGULAMENTA AS SITUAÇÕES QUE DÃO ORIGEM A VAGAS REMANESCENTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFES.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 47/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
ESTABELECE NORMAS PARA TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA DE ALUNOS PARA A UFES.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 47/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
ESTABELECE NORMAS PARA INGRESSO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO POR MEIO DE PROCESSO SELETIVO NA MODALIDADE DE NOVO CURSO SUPERIOR.
 
 
 
Incluir um novo item no Anexo I da Resolução nº. 60/92 deste Conselho
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Pesquisas Diversidade e Descolonização: observatório de traduções culturais, educacionais e epistêmicas, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade, conforme Regimento Interno constante do anexo desta Resolução.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes José Luiz dos Anjos, como titular, e José Francisco Chicon, como suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos, neste Conselho.
 
 
 
Homologar, por um período de 3 (três) meses, os nomes dos docentes Hans Jörg Andreas Schneebeli e Fernando César Meira Menandro, titular e suplente, respectivamente, como representantes, pró-tempore, do Centro Tecnológico, neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Luis Fernando Tavares de Menezes, como titular, e Vander Calmon Tosta, como suplente, para representarem o Centro Universitário Norte do Espírito Santo neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Fábio Ramos Alves e Josevane Carvalho Castro, como titulares, e Taís Cristina Bastos Soares e Alexandre Cândido Xavier, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Agrárias neste Conselho.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Odontologia, nas Áreas de Dentística Bucal e Patologia, a ser ministrado pelo Centro de Ciências da Saúde desta Universidade em cooperação com a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e tendo como associadas as Faculdades Integradas São Pedro (Faesa – Campus II).
 
 
 
Eleger Dulcinete Machado Bermudes e Wallace Corradi Vianna, como titulares, e Renan Teixeira de Souza e Luciano Calil Guerreiro da Silva, como suplentes, respectivamente, para representarem, neste Conselho, os servidores técnicos em educação desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras-Português-Francês – Licenciatura dupla, do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Doutorado em Biologia Animal, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Estatística do Centro de Ciências Exatas desta Universidade
 
 
 
Prorrogar, até 1º de março de 2009, o mandato dos Conselheiros Rodrigo Ribeiro Rodrigues, como titular, e Letícia Batista Azevedo Rangel, como suplente, para representarem o Centro de Ciências da Saúde neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Silvana Ventorim, como titular, e Rogério Drago, como suplente, para representarem o Centro de Educação neste Conselho.
 
 
 
As Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão dar-se-ão, no ano de 2009, conforme o calendário abaixo:
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 52/2009 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar o Art. 4º da Resolução nº 43/2001 deste Conselho
 
 
 
Homologar a ordem de alocação de contratação de professor visitante nesta Universidade para o ano de 2009, apresentada pela Câmara de Pósgraduação desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Edson de Paula Ferreira e Antônio Manoel Ferreira Frasson, como titulares, e Anilton Salles Garcia e Antônio César Bozzi, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro Tecnológico desta Universidade neste Conselho.
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Geologia, do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica do Centro Tecnológico desta Universidade 
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 02/2009 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece o programa de Literaturas de Língua Portuguesa e a relação de obras literárias dos Processos Seletivos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para ingresso nos cursos de graduação nos anos letivos de 2011 e 2012.
 
 
 
Suspender os efeitos dos Artigos 2º e 3º da Resolução nº. 30/2001 deste Conselho até o mês de março de 2009.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 41/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
Estabelece normas para processo seletivo de contratação de professor substituto.
 
 
 
DISPÕE SOBRE A OPERACIONALIZAÇÃO DA MATRÍCULA DOS ALUNOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFES.
 
 
 
Estabelece sistema de inclusão social no Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2009, conforme anexo desta Resolução.

 

Resoluções de 2007 - CEPE

 

 
Homologar os nomes dos docentes Carlos Vital Paixão de Melo, como titular, e Fábio Corrêa Dutra, como suplente, para representarem o Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Homologar o nome da docente Gilda Cardoso de Araújo como representante do Centro de Educação na Comissão Especial criada por meio da Resolução nº. 63/2006 deste Conselho.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Arquitetura e Urbanismo (NAU), vinculado ao Centro de Artes desta Universidade, conforme Regimento Interno constante do Anexo desta Resolução.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Estudo da Qualidade do Ar (NQUALIAR), vinculado ao Centro Tecnológico desta Universidade, conforme Regimento Interno constante do Anexo desta Resolução.
 
 
 
Estabelece o programa de Literaturas de Língua Portuguesa e a relação de obras literárias dos Processos Seletivos da UFES ingresso nos cursos de graduação nos letivos de 2009 e 2010.
 
 
 
Prorrogar, até 08 de julho de 2007, o prazo para que a Comissão Especial criada por meio da Resolução nº. 63/2006 – CEPE apresente a este Conselho o devido Projeto de Resolução.
 
 
 
Estabelece datas, duração, quantidade de questões e programas das provas do Processo Seletivo do Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização da UFES para ingresso nos cursos de graduação semestre letivo 2007/2.
 
 
 
Estabelece datas, duração, quantidade de questões e programas das provas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2008.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Graduação em Artes Visuais - Licenciatura, modalidade a distância, desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Oceanografia do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Produção do Centro Universitário Norte do Espírito Santo desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo do Centro Universitário Norte do Espírito Santo desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Norte do Espírito Santo desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Agronomia do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade
 
 
 
Aprovar os Projetos Pedagógicos do Curso de Graduação em Filosofia (modalidades licenciatura e bacharelado) do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade, conforme anexos I e II desta Resolução.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Mirian do Amaral Jonis Silva, como titular, e Maria do Carmo Paoliello, como suplente, para representarem o Centro de Educação neste Conselho.
 
 
 
Homologar o nome da docente Mirian do Amaral Jonis Silva como representante do Centro de Educação na Comissão Especial criada por meio da Resolução nº. 63/2006 deste Conselho, em substituição da Docente Gilda Cardoso de Araújo.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado e Doutorado, em Oceanografia Ambiental, do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE), vinculado ao Centro de Educação desta Universidade, conforme Regimento Interno constante do Anexo desta Resolução.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 52/2009 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Dar nova redação aos Artigos 24 e 25 da Resolução nº 43/2001 deste Conselho.
 
 
 
Homologar, para complemento de mandato neste Conselho, a indicação da discente Ana Paula Silva da Rocha, do curso de graduação em História, como suplente, para substituir a Conselheira Manuela Aparecida Vechi.
 
 
 
Designar o docente Rosembergue Bragança como representante titular deste Conselho junto ao Conselho Administrativo da Fundação Ceciliano Abel de Almeida.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado, em Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Artes desta Universidade.
 
 
 
Homologar o “ad referendum” do Presidente deste Conselho, que aprova o quantitativo total de vagas remanescentes dos cursos de graduação desta Universidade, geradas no ano letivo de 2006, para o Processo Seletivo na modalidade de Reopção e/ou Remoção de Curso, conforme Anexo desta Resolução.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Excelência em Estruturas Metálicas e Mistas (NEXEM), vinculado ao Centro Tecnológico desta Universidade, conforme Regimento Interno constante do Anexo I desta Resolução.
 
 
 
Prorrogar, até 08 de agosto de 2007, o prazo para que a Comissão Especial criada por meio da Resolução nº. 63/2006 – CEPE apresente a este Conselho o devido Projeto de Resolução.
 
 
 
Aprovar os projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (MINTER e DINTER) em Psicologia, a serem ministrados pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia desta Universidade em cooperação com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
 
 
 
Prorrogar, pelo prazo de 90 (noventa) dias, contados a partir de 04 de agosto do corrente ano, o mandato dos representantes deste Conselho no Conselho de Curadores, Conselheiros: Maria Aparecida D’Avila Couto e Silva e Rogério Antonio Monteiro – Titulares, e Cláudia Pereira do Carmo Murta e Antonio Fernando Pego e Silva – Suplentes, respectivamente.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa – Licenciatura do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 59/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece sistema de inclusão social no Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação.
 
 
 
Aprovar o quantitativo de vagas remanescentes dos cursos de graduação desta Universidade, geradas no ano letivo de 2006, para o Processo Seletivo nas modalidades de Transferência Facultativa e de Complementação de Estudos e/ou Novo Curso Superior, conforme Anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Graduação em Educação Física – Bacharelado do Centro de Educação Física e Desportos desta Universidade. 
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Administração do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Química do Centro Universitário Norte do Espírito Santo desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Agronomia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, modalidade a distância, desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Graduação em Física – Licenciatura, modalidade a distância, desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Graduação em Química – Licenciatura, modalidade a distância, desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Curso de Licenciatura em Educação Física para atuar na Educação Básica, modalidade a distância, desta Universidade.
 
 
 
Homologar os nomes dos discentes Bruna Mesquita Gati, Filipe Siqueira Fermino, João Marcos Borges Volcov Júnior, Magno de Sá, Raphael Sodré Cittadino e Ricardo Azevedo Nespoli – titulares e Kelly Lucas Silva, Erci Ponath, Camila Costa Valadão, Igor Bellúcio Santos, Mariana Azevedo Gava e Ana Paula Silva da Rocha – suplentes, respectivamente, como representantes do Corpo Discente neste Conselho.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Computação do Centro Tecnológico desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Farmácia do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado, em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade.
 
 
 
Constituir nova Comissão com a finalidade de analisar a proposta de alteração do Regimento Interno deste Conselho.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Odontologia do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Farmácia do Centro Universitário Norte do Espírito Santo desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado Profissional, em Engenharia de Saúde Pública e Desenvolvimento Sustentável, do Centro Tecnológico desta Universidade.
 
 
 
Alterar o Art. 5º do Anexo da Resolução nº. 25/2006 deste Conselho.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Arquivologia do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Econômicas do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Computação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia – Matutino do Centro de Educação desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia – Noturno do Centro de Educação desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Produção do Centro Tecnológico desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado, em Ciências Florestais, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado, em Ciências Veterinárias, do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade.
 
 
 
As Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão dar-se-ão, no ano de 2008.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agrárias desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Educação Física – Licenciatura do Centro de Educação Física e Desportos desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Licenciatura do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso Graduação em Matemática - Bacharelado do Centro Universitário Norte do Espírito Santo desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2008.
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Civil do Centro Tecnológico desta Universidade
 
 
 
Aprovar os Projetos Pedagógicos do Curso de Graduação em Química - Bacharelado do Centro de Ciências Exatas desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Química – Licenciatura do Centro de Ciências Exatas desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Centro Tecnológico desta Universidade
 
 
 
Aprovar o novo regulamento do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES), níveis Mestrado e Doutorado, conforme Anexo I desta Resolução.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 52/2009 de Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Dar nova redação aos Artigos 6º e 8º da Resolução nº. 43/2001 deste Conselho.

 

Resoluções de 2006 - CEPE

 

 
Prorrogar, até o dia 24 de abril de 2006, o mandato dos Conselheiros Maria da Penha Pereira Lins e Fernando Mendes Pessoa, como titulares, e Donato de Oliveira e Sônia Missagia Matos, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Humanas e Naturais neste Conselho.
 
 
 
Prorrogar, até o dia 28 de março de 2006, o mandato dos Conselheiros Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa – titular e André Tomoyuki Abe – suplente, para representarem o Centro de Artes neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Nelson Figueiredo de Andrade Filho, como titular, e Luis Irapoan Jucá da Silva, como suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
Distribuir, em caráter excepcional, as 37 (trinta e sete) autorizações de Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Efetivo desta Universidade.
 
 
 
Indicar o nome do Conselheiro João Bride Neto para integrar a Comissão Própria de Elaboração e Redação do Projeto Pedagógico Institucional – PPI, como representante do Corpo Discente.
 
 
 
Aprovar o Regimento Interno do Núcleo de Biotecnologia do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade.
 
 
 
Homologar, para complemento de mandato neste Conselho, a indicação dos seguintes representantes do Corpo Discente desta Universidade.
 
 
 
Estabelece datas, duração, quantidade de questões e programas das provas do Processo Seletivo do Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2006.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2006.
 
 
 
A Comissão Especial que tem por finalidade analisar os impactos da Resolução nº 42/2005 deste Conselho deverá, para formulação do devido relatório e parecer conclusivo
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa, como titular, e André Tomoyuki Abe, como suplente, para representarem o Centro de Artes neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Alfredo Carlos Rodrigues Feitosa, como titular, e Gláucia Rodrigues de Abreu Carvalho, como suplente, para representarem o Centro de Ciências da Saúde neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Hans Jorg Andreas Schneebeli, como titular, e Jane Meri Santos, como suplente, para representarem pro tempore o Centro Tecnológico neste Conselho.
 
 
 
Estabelecer o prazo máximo de 06 de junho de 2006 para que a Comissão Eleitoral designada por meio da Portaria nº 610/2005 – Reitor realize eleição para a escolha dos novos representantes do Corpo Técnico-administrativo neste Conselho.
 
 
 
Estabelece datas, duração, quantidade de questões e programas das provas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2007.
 
 
 
Estabelece a relação de obras literárias do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2008.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Rogério Netto Suave, como titular, e Alejandro Pineda Aguilar, como suplente, para representarem o Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Homologar, para complemento de mandato, o nome da docente Letícia Batista Azevedo Rangel para representar o Centro de Ciências da Saúde como suplente do Conselheiro Rodrigo Ribeiro Rodrigues neste Conselho.
 
 
 
Homologar o nome do docente Nelson Figueiredo de Andrade Filho para representar o Centro de Educação Física e Desportos na Comissão Especial designada por meio da Resolução nº. 51/2005 deste Conselho, em substituição ao docente Francisco Eduardo Caparroz.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Gisele Girardi e Donato de Oliveira, como titulares, e Alex Cardoso Bastos e Elizabeth Maria Andrade Aragão, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Humanas e Naturais neste Conselho.
 
 
 
Alterar a carga horária da disciplina optativa Estruturas Submarinas – ERN 05004 do Curso de Graduação em Oceanografia, currículo 2000, de 45 (quarenta e cinco) horas para 60 (sessenta) horas.
 
 
 
Aprovar o quantitativo total de vagas remanescentes dos cursos de graduação desta Universidade, geradas nos anos letivos de 2004 e 2005, para o Processo Seletivo nas modalidades de Transferência Facultativa, Complementação de Estudos e/ou Novo Curso Superior, e de Reopção e/ou Remoção de Curso.
 
 
 
Prorrogar, até 30 de julho de 2006, o prazo para que a Comissão Especial designada por meio da Resolução nº. 51/2005 deste Conselho apresente parecer conclusivo sobre os seus trabalhos.
 
 
 
Estabelecer novo Anexo II para a Resolução nº. 04/2002 deste Conselho
 
 
 
Aprovar o Regimento Interno do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo - NEPALES, vinculado ao Centro de Educação desta Universidade, conforme Anexo.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 31/2006 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
O Departamento desta Universidade que ainda não tiver aplicado a avaliação discente aos docentes lotados no mesmo, com tempo suficiente para uma ou mais progressões por tempo de serviço, poderá, em caráter excepcional, aplicar um instrumento de avaliação conforme prevê a Resolução nº. 15/89 deste Conselho a um mínimo de 1/3 dos alunos matriculados nas disciplinas ministradas pelo docente nos 02 (dois) últimos semestres letivos, referentes aos anos de 2005 ou 2006.
 
 
 
Homologar, para complemento de mandato neste Conselho, e em substituição ao Conselheiro Dimitri Barreto, a indicação do Senhor Fernando Pinheiro Schubert como representante titular do corpo discente desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto Político Pedagógico e a Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Administração, Modalidade a Distância, a ser ofertado pelo Departamento de Administração do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas desta Universidade
 
 
 
A nomeação dos docentes concursados em 2005, listados no Anexo desta Resolução, para os departamentos que não possuíam vagas para a sua nomeação, não deverá penalizar com perdas de vagas os departamentos que estavam utilizando as vagas mais antigas da Instituição, em obediência ao que estabelece o caput do Art. 18 da Resolução nº 02/2005 deste Conselho.
 
 
 
Autorizar a Comissão Eleitoral designada por meio da Portaria nº 610/2005 – Reitor a publicar novo Edital de abertura das inscrições para o processo eleitoral de escolha dos novos representantes do Corpo Técnico-administrativo neste Conselho.
 
 
 
O Departamento desta Universidade que ainda não tiver aplicado a avaliação discente aos docentes lotados no mesmo, com tempo suficiente para uma ou mais progressões por tempo de serviço, poderá, em caráter excepcional, aplicar um instrumento de avaliação conforme prevê a Resolução nº 15/89 deste Conselho a um mínimo de 1/3 dos alunos matriculados nas disciplinas ministradas pelo docente nos 02 (dois) últimos semestres letivos, referentes aos anos de 2005 ou 2006.
 
 
 
Homologar, para complemento de mandato, e em substituição ao Conselheiro Nelson Figueiredo de Andrade Filho, o nome do docente Antônio Carlos Moraes para representar o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho e na Comissão Especial designada por meio da Resolução nº 51/2005 – CEPE.
 
 
 
Suspender, do semestre letivo 2006/2, a alocação de vagas para professores substitutos de que tratam os incisos II, III e IV do Artigo 1º da Resolução nº 42/2005 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE até que a Comissão prevista no Artigo 4º da mesma Resolução conclua a análise do impacto que esta redistribuição de vagas de professor substituto causa sobre a oferta de disciplinas feita pelos departamentos.
 
 
 
Constituir Comissão de Sindicância com a finalidade de averiguar possíveis irregularidades no Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargo de Professor Efetivo desta Universidade, na área de Higiene Social e Saúde Pública e Deontologia e Legislação Farmacêutica, do Departamento de Ciências Fisiológicas do Centro de Ciências da Saúde.
 
 
 
Homologar os nomes dos discentes Rafael Madeira Quintella, Vanessa Oliveira de Azevedo, Lucas Magalhães Coelho, Gisele Carrareto Ribeiro, Renzo Roldi Rossoni e George Hilton Venturim – Titulares e Tatiana Carvalho Cavati, Gisele Sulhett Helmer, Manuela Aparecida Vechi, Eric Freitas Mazzei, Mario Nascimento De Prá e Carlos Alexandre Damasceno Ribeiro – Suplentes, respectivamente, como representantes do Corpo Discente neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos Servidores Marcos Nunes Pereira e Eduardo Ozório Nunes dos Santos, como titulares, e Cláudia Paiva Fernandes de Souza e Antônio Lopes de Souza Neto, como suplentes, respectivamente, para representarem o Corpo Técnico-administrativo neste Conselho.
 
 
 
Alterar o Currículo do Curso de Graduação em Oceanografia, aprovado por meio da Resolução nº. 07/2000 deste Conselho, para acrescentar oito disciplinas ao elenco das optativas
 
 
 
Alterar o Currículo do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica, aprovado por meio da Resolução nº. 12/92 deste Conselho, para acrescentar quinze disciplinas ao elenco das optativas
 
 
 
Aprovar o Regimento Interno do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências (NUPEEC), vinculado ao Centro de Ciências Exatas desta Universidade.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Neyval Costa Reis Júnior, como titular, e Hans-Jörg Andreas Schneebeli, como suplente, para representarem o Centro Tecnológico neste Conselho.
 
 
 
Aprovar o novo Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Produção
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 57/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a Resolução nº. 03/98 deste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Marcelo Suzart de Almeida e Roney Pignaton da Silva, como titulares, e Wilson Denadai e Fábio Márcio Bisi Zorzal, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro Universitário Norte do Espírito Santo neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Rosembergue Bragança e José Geraldo de Vargas Júnior, como titulares, e Surama Freitas Zanini e Waldir Cintra de Jesus Júnior, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Agrárias neste Conselho.
 
 
 
ESTABELECE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA FINS DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, NA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR, DA CLASSE DE PROFESSOR ADJUNTO, NÍVEL IV, PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado, em Psicologia Institucional, do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade.
 
 
 
Os Colegiados de Cursos de Graduação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) serão compostos, provisoriamente, de 06 (seis) membros, sendo 05 (cinco) docentes lotados nos departamentos e 01 (um) representante discente regularmente matriculado no respectivo curso.
 
 
 
Será possível a modulação da hora-aula dos cursos de graduação desta Universidade, desde que a carga horária das disciplinas seja rigorosamente cumprida.
 
 
 
Alterar a Resolução nº. 45/2006 deste Conselho.
 
 
 
Suspender, do semestre letivo 2007/1, a alocação de vagas para professores substitutos de que tratam os incisos II, III e IV do Artigo 1º da Resolução nº 42/2005 deste Conselho.
 
 
 
Indicar os nomes dos docentes Ademir Sartim, Alfredo Carlos Rodrigues Feitosa, Antônio Carlos Moraes e Rodrigo Ribeiro Rodrigues para representarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) no Seminário de Elaboração do Plano Pedagógico Institucional (PPI) desta Universidade, previsto para acontecer neste ano.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Treinamento em Aqüicultura (NEPTA), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias desta Universidade.
 
 
 
Regulamentar as atividades do Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Manejo Fitossanitário (NUDEMAFI), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias desta Universidade.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Jussara Farias Fardin, como titular, e Marcos Aurélio Scopel Simões, como suplente, para representarem o Centro Tecnológico neste Conselho.
 
 
 
Homologar a recondução dos docentes Rodrigo Ribeiro Rodrigues, como titular, e Letícia Batista Azevedo Rangel, como suplente, para representarem o Centro de Ciências da Saúde neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Silvana Ventorim, como titular, e Vilmar José Borges, como suplente, para representarem o Centro de Educação neste Conselho.
 
 
 
As Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão dar-se-ão, no ano de 2007.
 
 
 
Aprovar o Projeto de Criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu, em nível de Mestrado e Doutorado, em Biotecnologia, do Centro de Ciências da Saúde desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2007.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 16/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece normas gerais para o Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação.
 
 
 
O Artigo 7º da Resolução nº. 45/2006 deste Conselho.
 
 
 
Eleger os docentes Josevane Carvalho Castro – Titular e Fernando José Arrigoni – Suplente para representarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Criar Comissão Especial com a finalidade de elaborar um Projeto de Resolução com vistas a regulamentar um sistema de inclusão social no Processo Seletivo desta Universidade para ingresso nos cursos de graduação.

 

Resoluções de 2005 - CEPE

 

 
Homologar a indicação dos docentes Ademir Sartim, como titular, e Geovane Lopes de Sena, como suplente, para representarem o Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Estabelece Normas para Alocação de Vagas de Docentes na UFES.
 
 
 
Os dados dos departamentos a serem considerados na alocação de vagas de docentes na UFES, a ser realizada no primeiro semestre de 2005, são os referentes aos períodos letivos 2003/1, 2003/2, 2004/1 e 2004/2.
 
 
 
Homologar, para complemento de mandato, a indicação da Docente Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa, como titular, para substituir a Docente Almerinda da Silva Lopes como representante do Centro de Artes neste Conselho.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2005, conforme anexo.
 
 
 
Criar Comissão com a finalidade de auditar os dados que serão utilizados na alocação das vagas de docentes existentes na UFES
 
 
 
Aprovar o Projeto de criação do NÚCLEO DE PERIODONTIA – PESQUISA, EXTENSÃO E TREINAMENTO – NUPET, conforme anexo.
 
 
 
Aprovar o Projeto de criação do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano – NEPPADH, conforme anexo.
 
 
 
Alterar o Anexo II da Resolução nº 07/2000 deste Conselho para acrescentar quatro disciplinas ao elenco das optativas do Currículo 2000 do Curso de Graduação em Oceanografia
 
 
 
Homologar a indicação das docentes Gilda de Cardoso de Araújo, como titular, e Dulcinea Benedicto Pedrada, como suplente, para representarem o Centro de Educação neste Conselho.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 17/2005 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a Resolução nº 09/2003 deste Conselho
 
 
 
Estabelece datas, duração, quantidade de questões e programas das provas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2006. 
 
 
 
Aprovar os dados que serão utilizados para a alocação de vagas de docentes nos departamentos da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Homologar a ordem de alocação das 40 (quarenta) autorizações de Concurso Público de Provas e Títulos para professor efetivo desta Universidade, conforme anexo I desta Resolução.
 
 
 
Homologar os nomes dos representantes desta Universidade no Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia da Cidade de Vitória
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 52/2009 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Altera o Art. 5º da Resolução nº 43/2001 – CEPE que estabelece Normas para Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos de Professor Auxiliar, Assistente, Adjunto e Titular da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 31/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a Resolução nº 09/2003 deste Conselho
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 38/2005 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
A contratação de professor visitante por tempo determinado será realizada de acordo com esta Resolução
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 34/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Altera a Resolução nº 28/99 – CEPE que estabelece Normas para Transferência Facultativa de alunos para a UFES.
 
 
 
*Revogada pela Resolução nº 51/2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Altera a Resolução nº 12/87 – CEPE que estabelece normas de funcionamento da Câmara de Graduação.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 25/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
Regulamenta a implantação do Programa de Mobilidade Acadêmica no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Compor a Comissão Eleitoral do processo de escolha de representantes dos servidores técnico-administrativos para este Conselho
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente do CEPE que prorrogou, pelo prazo de 60 (sessenta) dias, a partir de 30 de junho de 2005, o mandato dos Conselheiros Josevane Carvalho Castro e Surama Freitas Zanini, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Agrárias neste Conselho.
 
 
 
Incluir na grade curricular 2000/1 do Curso de Graduação Licenciatura em Música as disciplinas optativas constantes do anexo desta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Currículo do Curso de Licenciatura em Artes Visuais
 
 
 
O Processo Seletivo da Universidade Federal do Espírito Santo, nas modalidades de Remoção e de Reopção de Curso, será realizado, neste semestre letivo, com validade apenas para matrícula em 2005/2.
 
 
 
DISPÕE SOBRE A SOLICITAÇÃO DE BENEFÍCIOS FUNCIONAIS PARA OS DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UFES OU EM PROCESSO DE CONTRATAÇÃO, PORTADORES DE TÍTULOS DE MESTRE OU DOUTOR.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 53/2007 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Constituir Comissão com a finalidade de analisar a proposta de alteração do Regimento Interno deste Conselho
 
 
 
Aprovar o Projeto Político Pedagógico para o Curso de Graduação em Engenharia de Produção
 
 
 
Homologar a indicação das docentes Jussara Martins Albernaz, como titular, e Edna Castro de Oliveira, como suplente, para representarem o Centro de Educação neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos discentes Leonardo Rodrigues Regiani, João Filipe Riva Tonini, Thiago Rodrigues dos Santos, João Bride e Ronaldo Scarpate – Titulares e Luiz Felipe Sato, Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro, Diego Souza Barbosa, Gisele Carrareto, Marcos Emanuel Nogueira Moreira e Adriana Martineli Sipolatti – Suplentes, como representantes do Corpo Discente neste Conselho.
 
 
 
Eleger os docentes Maria Aparecida D’Avila Couto e Silva e Rogério Antonio Monteiro – Titulares e Cláudia Pereira do Carmo Murta e Antonio Fernando Pego e Silva – Suplentes, respectivamente, para representarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o Projeto Político Pedagógico para o Curso de Graduação em Enfermagem
 
 
 
Prorrogar o Mandato dos Representantes do Corpo Técnico Administrativo neste Conselho até que sejam eleitos os novos Representantes.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente do CEPE que prorrogou, pelo período de 30 de agosto a 26 de novembro de 2005, o mandato do Conselheiro Josevane Carvalho Castro, para representar o Centro de Ciências Agrárias neste Conselho.
 
 
 
Será permitido ao estudante de um curso com diferentes habilitações ou ênfases colar grau em uma das modalidades e optar por continuar vinculado à Universidade para complementação de estudos em uma outra modalidade do mesmo curso, respeitando o tempo máximo de integralização curricular.
 
 
 
Converter parte da carga horária da Disciplina Estágio Supervisionado em hora aula semanal dos Departamentos vinculados aos Centros de Ciências da Saúde, Centro de Educação e Centro de Ciências Humanas e Naturais, conforme relação e percentuais estabelecidos no anexo desta Resolução.
 
 
 
contratação de professor visitante por tempo determinado será realizada de acordo com esta Resolução
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Francisco Eduardo Caparroz, como titular, e Nelson Figueiredo de Andrade Filho, como suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
Prorrogar o mandato do Conselheiro Luis Irapoan Jucá da Silva, pelo prazo de 60 (sessenta) dias, para representar o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
Homologar o nome do discente Dimitri Barreto como representante titular do Corpo Discente neste Conselho.
 
 
 
DISPÕE SOBRE A ALOCAÇÃO DE VAGAS DE DOCENTES EXISTENTES NA UFES.
 
 
 
Indicar os nomes das Professoras Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa e Gilda Cardoso de Araújo como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão desta Universidade junto ao Conselho de Curador da Fundação Ceciliano Abel de Almeida.
 
 
 
Homologar o nome dos docentes Viviana Mônica Vermes e Paulo Sergio de Paula Vargas, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro de Artes neste Conselho.
 
 
 
Incluir parágrafo único no Artigo 1º. da Resolução nº. 42/2005 deste Conselho
 
 
 
O § 1º do Art. 3º da Resolução nº 27/2005 deste Conselho passa a vigorar com a seguinte redação
 
 
 
Aprovar as diretrizes para a formação de professores nesta Universidade, conforme Anexo desta Resolução.
 
 
 
Propor ao Conselho Universitário a criação dos Cursos de Graduação previstos no Plano de Expansão e Consolidação da Interiorização da Universidade Federal do Espírito Santo, aprovado pela Resolução nº. 43/2005 do Conselho Universitário.
 
 
 
Homologar o nome dos docentes Hélio Mário de Arruda e Ricardo Roberto Behr, como titulares, e Dirce Nazaré de Andrade Ferreira e Margareth Vetis Zaganelli, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas neste Conselho.
 
 
 
Suspender, do semestre letivo 2006/1, a alocação de vagas para professores substitutos de que tratam os incisos II, III e IV do Artigo 1º da Resolução nº 42/2005 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE até que a Comissão prevista no Artigo 4º da mesma Resolução conclua a análise do impacto que esta redistribuição de vagas de professor substituto causa sobre a oferta de disciplinas feita pelos Departamentos.
 
 
 
Constituir Comissão Especial com a finalidade de analisar os impactos da Resolução nº 42/2005 deste Conselho
 
 
 
Homologar o nome dos docentes Edvaldo Fialho dos Reis e Edilson Romais Schmildt, como titulares, e Walter Amaral Barboza e Mauro Elói Nappo, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Agrárias neste Conselho.
 
 
 
Prorrogar, até o dia 30 de março de 2006, o mandato dos Conselheiros Geraldo Carrareto (titular) e Antonio Alberto Ribeiro Fernandes (suplente), para representarem o Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Prorrogar o mandato dos Conselheiros Edson de Paula Ferreira - titular e Jane Meri Santos - suplente, para representarem o Centro Tecnológico neste Conselho.
 
 
 
As Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão dar-se-ão, no ano de 2006
 
 
 
Altera a Resolução nº 46/2004 deste Conselho, que estabelece normas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 29/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece normas específicas para disciplinar o processo de revalidação de diplomas de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior.
 
 
 
Alterar o Art. 20 da Resolução nº 38/2005 deste Conselho
 
 
 
Aprovar o Regimento Interno do Núcleo de Audiovisual de Filosofia e Ciências Sociais
 
 
 
Aprovar o Regimento Interno do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental e Ensino de Ciências Naturais – NIPEEA do Departamento de Didática e Prática de Ensino do Centro de Educação desta Universidade  
 
 
 
Aprovar o Regimento Interno do Núcleo de Estudos Indiciários – NEI do  Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas e Naturais desta Universidade.

 

Resoluções de 2004 - CEPE

 

 
Homologar a indicação das docentes Almerinda da Silva Lopes, como titular, e Ana Claudia Berwanger, como suplente da Conselheira Viviana Mônica Vermes, para representarem o Centro de Artes neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Mara Lúcia Cristan e Otávio Guimarães Tavares da Silva, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
Homologa a ordem de alocação das 10 (dez) vagas da UFES destinadas à nomeação de docentes nos Departamentos contemplados com autorizações de Concurso Público e adota outras providências
 
 
 
Aprovar o Regimento Geral da disciplina Atividades Complementares à Formação – SSO 00026, do Curso de Graduação em Serviço Social desta Universidade, o qual integra a presente Resolução.
 
 
 
Estabelecer novo anexo I para a Resolução nº 03/2004 deste Conselho.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 52/2009 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a redação do Art. 2º da Resolução nº 43/2001.
 
 
 
Prorrogar, em caráter excepcional, por 30 (trinta) dias, a partir de 21 de fevereiro de 2004, os mandatos dos Conselheiros: Gilvan Ventura da Silva e Lilian Coutinho Yacovenco, como Titulares, Sávio Silveira de Queiroz e Vânia Maria Losada Moreira, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Humanas e Naturais neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Alfredo Carlos Rodrigues Feitosa, como titular, e Gláucia Rodrigues de Abreu, como suplente, para representarem o Centro Biomédico neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Maria da Penha Pereira Lins e Fernando Mendes Pessoa, como titulares, e Donato de Oliveira e Sônia Missagia Matos, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Humanas e Naturais neste Conselho.
 
 
 
Alterar os currículos 1996 e 2000 do Curso de Graduação em Ciências Biológicas
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 38/2016 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a Resolução nº 24/2000 deste Conselho
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Erineu Foerste e César Pereira Cola, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro de Educação neste Conselho.
 
 
 
Estabelecer que as 15 (quinze) autorizações de concurso público para professor efetivo, distribuídas por meio da Portaria nº 711 de 18 de março de 2004, do Ministério da Educação – MEC, serão alocadas de acordo com a Resolução nº 49/2003 deste Conselho. 
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 17/2004 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece normas para nomeação de Docentes nos Departamentos da UFES contemplados com autorização de concurso público.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2004.
 
 
 
Aprovar a distribuição das vagas remanescentes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, geradas no ano de 2003, para o Processo Seletivo nas modalidades de Transferência Facultativa, Complementação de Estudos e/ou Novo Curso Superior, e de Reopção e/ou Remoção de Curso, para ingresso no semestre letivo 2004/2, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Estabelece normas para nomeação de Docentes nos Departamentos da UFES contemplados com autorização de concurso público
 
 
 
Alterar o § 2º do Art. 1º da Resolução nº 13/2004 deste Conselho
 
 
 
Homologar o nome do docente Antonio Carlos Coutinho, para complementação de mandato, em substituição à Conselheira Viviana Mônica Vermes representante do Centro de Artes neste Conselho.
 
 
 
Homologar os nomes dos discentes Dimitri Barreto, Tatiany Souza Veloso, Maria Carolina Fonseca Barbosa Roseiro, Francisco Figueiredo de Menezes, Vanderléia Andrade, Gizelly Hofmann Miotto, e Terielly Campos Guimarães, Grazielle Rodrigues da Silva, Vinicíus de Andrade Mansur, Rodrigo Gobbi Alves, Hans Erich Fundão Schimitz, Felipe Coimbra Bellucio, como titulares e suplentes, respectivamente, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Alterar a redação dos códigos 404 e 133, constantes do Art. 18 da Resolução nº 47/2003 deste Conselho, que estabelece normas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2005.
 
 
 
Criar o Currículo 2004 para o Curso de Biblioteconomia, conforme grade curricular constante do anexo I
 
 
 
Aprovar as Normas para realização de “Estágio de Reciclagem” em nível de educação continuada, junto às disciplinas do Departamento de Prótese Dentária do Centro Biomédico desta Universidade, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 19/2013 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Dispõe sobre o reconhecimento interna corporis de títulos de pós-graduação stricto sensu outorgados por instituições estrangeiras.
 
 
 
Alterar o Anexo da Resolução nº 13/2004 deste Conselho, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Homologa a ordem de alocação das 15 (quinze) vagas da UFES destinadas à nomeação de professores efetivos nos Departamentos contemplados com autorizações de Concurso Público.
 
 
 
Prorrogar, em caráter excepcional, a partir de 07 de agosto de 2004 até a realização e aprovação da eleição dos novos representantes do Centro Tecnológico neste Conselho, o mandato do Conselheiro Florindo dos Santos Braga, como Titular, para representar o Centro Tecnológico neste Conselho.
 
 
 
Aprovar os nomes dos Professores Hans Jorg Andreas Schneebeli e Mário Cláudio Simões, para integrarem a Comissão Permanente de Avaliação e Elaboração de Normas de Acesso ao Ensino Superior da UFES.
 
 
 
Incluir § 6º no Art. 3º da Resolução nº 05/99 deste Conselho
 
 
 
Alterar a Resolução nº 12/92 deste Conselho para acrescentar quatro disciplinas ao elenco das optativas do Currículo 1992 do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Francisco Vieira Lima Neto, como titular, e Ângela de Fátima Bueno, como suplente, para representarem o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas neste Conselho.
 
 
 
Suprimir do Anexo II e incluir no Anexo I da Resolução nº 60/92 deste Conselho, a atividade administrativa de Coordenador de Colegiado de Curso de Graduação.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Zenólia Christina Campos Figueiredo, como titular, e Valter Bracht, como suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
Aprovar, para mais um mandato, o nome do docente Marco Antônio Barboza da Silva como representante titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Aprovar o nome do docente André Augusto Gomes Faraco como representante titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho Administrativo da Fundação Ceciliano Abel de Almeida.
 
 
 
DISPÕE SOBRE O RECONHECIMENTO E REGISTRO DE TÍTULOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OUTORGADOS POR INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS, PARA QUE TENHAM VALIDADE NACIONAL.
 
 
 
Incluir um novo item no Art. 3º da Resolução 60/92 deste Conselho
 
 
 
Alterar a Resolução n° 04/2002 deste Conselho para acrescentar uma disciplina ao elenco das optativas do Currículo 2002 do Curso de Graduação em Engenharia Florestal
 
 
 
Criar Currículo para o Curso de Graduação em Artes Visuais, conforme grade curricular em anexo.
 
 
 
Criar novo Currículo para o Curso de Graduação em Artes Plásticas, versão 2004, conforme grade curricular constante do anexo I.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Luiz Herkenhoff Coelho, como titular, e Andréa Maria Pedrosa Valli, como suplente, para representarem o Centro Tecnológico neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes André Augusto Gomes Faraco, como titular, e Rodrigo Ribeiro Rodrigues, como suplente, para representarem o Centro Biomédico neste Conselho.
 
 
 
As Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão dar-se-ão, no ano de 2005
 
 
 
Aprovar o Projeto de criação do Núcleo de Excelência em Escórias Siderúrgicas – NEXES, conforme anexo.
 
 
 
Estabelece critérios para avaliação de Docentes em Estágio Probatório.
 
 
 
Criar Comissão Especial com a finalidade de propor mecanismos que desestimulem a prática da banalização do ensino, através da apropriação (parcial ou total) indevida de trabalhos de terceiros, podendo criar diretrizes e normas que estabeleçam punições à comunidade interna da UFES, bem como vislumbrar canais de conscientização junto ao público em geral quanto aos malefícios que tal prática acarreta.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 60/2006 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece normas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação

 

Resoluções de 2003 - CEPE

 

Resolução nº. 01/2003 - CEPE

Revogado pelas Resoluções nº 07/2009 e 11/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Alterar os Artigos 28 e 59 do Regulamento Geral da Pós-Graduação aprovado pela Resolução nº 25/95 deste Conselho
 
 
 
Aprovar a distribuição das vagas remanescentes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, geradas no ano de 2002, para os Processos Seletivos de Transferência Facultativa, Complementação de Estudos e/ou Novo Curso Superior, e de Reopção e/ou Remoção de Curso, para ingresso no semestre letivo 2003/2, conforme Anexo I.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 47/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
DISPÕE SOBRE AS SITUAÇÕES DE REOPÇÃO E REMOÇÃO DENTRO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFES.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano letivo de 2003
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 33/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a redação do inciso VII do Artigo 1º e a do Artigo 4º da Resolução nº 29/98 deste Conselho
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 57/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a Resolução nº 03/98 deste Conselho
 
 
 
Homologar, para complementação de mandato, a indicação do discente Victor Baião Tavares como novo representante titular do Corpo Discente.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Geraldo Carrareto e Geovane Lopes de Sena, como suplentes dos Conselheiros Antônio Alberto Ribeiro Fernandes e de Ademir Sartim, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 31/2012 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Fixa normas e condições de afastamento de Docentes para aperfeiçoamento em instituições nacionais ou estrangeiras em nível de pós-graduação de natureza presencial.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 26/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
ESTABELECE NORMAS PARA O PROCESSO ELEITORAL DE ESCOLHA DE REPRESENTANTES DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS PARA O CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO.
 
 
 
Designar o Conselheiro Manoel Carlos Barbosa Silva para compor a Comissão Eleitoral do processo de escolha de representantes dos servidores técnico-administrativos para este Conselho, o qual presidirá esta Comissão.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 35/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a redação do inciso I do Artigo 2º da Resolução nº 31/2000 deste Conselho
 
 
 
Revogar a Resolução nº 45/2002 deste Conselho, a qual suprimia o Artigo 14 da Resolução nº 16/2002. Desta forma, o mencionado Artigo 14 retorna a sua redação original, a saber:
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Claudia Maria Mendes Gontijo e José Aguilar Dalvi, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro de Educação neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Luiz Irapoan Jucá da Silva e Og Garcia Negrão, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação do docente Josevane Carvalho Castro, como titular, para representar o Centro de Ciências Agrárias neste Conselho.
 
 
 
Aprovar, por maioria, a prorrogação do mandato dos atuais representantes Discentes neste Conselho.
 
 
 
Alterar a redação do Art. 3º, do Anexo da Resolução nº 10/2003, deste Conselho
 
 
 
Designar as Professoras Maria Aparecida d’Ávila Couto e Silva e Cláudia Pereira do Carmo Murta, como Titular e Suplente, respectivamente, para o Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Designar os Professores Rogério Antônio Monteiro e Antônio Fernando Pego e Silva, como Titular e Suplente, respectivamente, para o Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Designar o Professor Manoel Carlos Barbosa Silva, como Suplente do Conselheiro Marco Antônio Barboza da Silva, no Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Estabelecer, por maioria, nova redação ao § 5º do Art. 5º da Resolução nº 03/2003 deste Conselho
 
 
 
Homologar os nomes dos Servidores Maria Zilma Rios e Janine Vieira Teixeira, como Titulares, Ana Paula Rody Pereira e Adilson Angelo Ferreira, como Suplentes, respectivamente, para representarem o Corpo Técnico-Administrativo neste Conselho.
 
 
 
Designar os Conselheiros Antônio Alberto Ribeiro Fernandes e Josevane Carvalho Castro para comporem a Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral, responsável pela elaboração das normas, procedimentos e coordenação, do processo de pesquisa para escolha do Reitor e Vice-Reitor desta Universidade para o quadriênio 2004-2008.
 
 
 
Criar o currículo 2004 do Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitações em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda, da Universidade Federal do Espírito Santo, para os alunos ingressantes a partir do primeiro semestre letivo de 2004
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Fernando José Arrigoni e Julio César Martins da Silva, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas neste Conselho.
 
 
 
Estabelecer o dia 27 de agosto de 2003 como data de reinício do período letivo 2003/1 desta Universidade.
 
 
 
Prorrogar, em caráter excepcional, até o dia 13 de dezembro de 2003, a apresentação a este Conselho das propostas de alteração curricular dos cursos de graduação de licenciaturas da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Estabelecer que, do total de 61 (sessenta e uma) autorizações de concurso público para professor efetivo, oriundas do acordo firmado entre Ministério da Educação e Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES, para reposição do quadro docente desta Universidade, 31 (trinta e uma) autorizações sejam distribuídas conforme abaixo
 
 
 
Estabelecer novas datas para o Calendário Acadêmico do ano letivo de 2003 desta Universidade, aprovado pela Resolução nº 04/2003 deste Conselho
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 11/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar o caput do artigo 21 e os artigos 56, 57, 58 e 73 do Regulamento Geral da Pós-Graduação constante da Resolução 25/95–CEPE, que passam a vigorar com a seguinte redação:
 
 
 
Homologar a indicação da docente Viviana Mônica Vermes, como titular, para representar o Centro de Artes neste Conselho
 
 
 
Homologar a indicação do docente Oswaldo Paiva Almeida Filho, como representante Pró-tempore do Centro Tecnológico neste Conselho, por 90 (noventa) dias, a partir de 04 de setembro de 2003
 
 
 
Homologar a indicação da docente Surama Freitas Zanini, como suplente do Conselheiro Josevane Carvalho Castro, para representar o Centro de Ciências Agrárias neste Conselho.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 45/2009 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
REGULAMENTA A QUEBRA DE PRÉ-REQUISITOS DAS ESTRUTURAS CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFES.
 
 
 
DISPÕE SOBRE A ACEITAÇÃO DE TÍTULOS DE ESPECIALISTA PARA FINS DE BENEFÍCIOS FUNCIONAIS PARA OS SERVIDORES DA UFES OU EM PROCESSO DE CONTRATAÇÃO.
 
 
 
Alterar a Resolução nº 54/99 deste Conselho, que cria o currículo 2000, do Curso de Graduação em Ciências Econômicas desta Universidade
 
 
 
Aprovar o Regimento Geral das Atividades Extraclasse do Curso de Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo, que passa a fazer parte integrante da presente resolução.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Edson de Paula Ferreira e Jane Meri Santos, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro Tecnológico neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Geraldo Carrareto e Antônio Alberto Ribeiro Fernandes, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Dirceu Pratissoli e Edílson Romais Schmildt, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Agrárias neste Conselho.
 
 
 
Alterar a redação do Art. 1º, da Resolução nº 33/99, deste Conselho
 
 
 
Homologar a indicação dos discentes Gustavo Carvalho Coutinho, Fábio Herbert da Silva, Flávio Gonçalves, Martinho de Freitas Salomão, Tatiany de Souza Veloso e Diego Dias de Sá, como representantes do Corpo Discente neste Conselho.
 
 
 
Estabelecer calendário de Concurso Público de Provas e Títulos para professor efetivo desta Universidade, objetivando o provimento das 31 (trinta e uma) autorizações que foram distribuídas por meio da Resolução nº 29/2003 deste Conselho, conforme anexo I.
 
 
 
Excluir a disciplina Teleprocessamento – INF 02844, de caráter optativo, do currículo de 1996, do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica desta Universidade.
 
 
 
Alterar o currículo do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental desta Universidade, aprovado pela Resolução nº 66/2002 
 
 
 
Estabelece normas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2005.
 
 
 
Estabelecer que, das 15 (quinze) autorizações de concurso público para professor efetivo, 05 (cinco) autorizações sejam distribuídas conforme abaixo
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 02/2005 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece Normas para Alocação de Vagas deDocentes efetivos na UFES.
 
 
 
As Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de acordo com o que dispõe o Artigo 24 do Estatuto da Universidade Federal do Espírito Santo, dar-se-ão no ano 2004, conforme o calendário.

 

Resoluções de 2002 - CEPE

 

 
Revogado pela Resolução nº 50/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar o Art. 4º da Resolução nº 43/2001 deste Conselho.
 
 
 
Criar a habilitação Gestão Educacional (supervisão, orientação, administração e inspeção educacional), no currículo 1995/1, do Curso de Graduação em Pedagogia
 
 
 
Alterar a grade curricular  2000/1 do Curso de Graduação Licenciatura em Música
 
 
 
Criar o currículo 2002 do Curso de Graduação em Agronomia, da Universidade Federal do Espírito Santo, para os alunos ingressantes a partir do semestre letivo 2002/1
 
 
 
Criar o Currículo 2002 do Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo, para os alunos ingressantes a partir do semestre letivo 2002/1
 
 
 
Criar o Currículo 2002/1 do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo, para os alunos ingressantes a partir do semestre letivo 2002/1
 
 
 
Estabelecer novo quadro de vagas e de entradas para o Anexo II da Resolução nº 65/2000 deste Conselho
 
 
 
Autorizar, em caráter excepcional, a distribuição de 30 (trinta) horas de carga horária administrativa para o Coordenador do Colegiado Especial do Curso de Pedagogia bem como aos 03 (três) Coordenadores Pedagógicos Regionais, da modalidade de Ensino Aberto e à Distância.
 
 
 
Alterar o Currículo 1999 do Curso de Graduação em Farmácia, da Universidade Federal do Espírito Santo, habilitações em Farmacêutico e em Farmacêutico Bioquímico
 
 
 
Criar o Currículo 2002 do Curso de Graduação em Ciências Sociais – Licenciatura e Bacharelado, da Universidade Federal do Espírito Santo, para alunos ingressantes a partir de 2002/1
 
 
 
1º Incluir as disciplinas optativas do Currículo 2001/1, do Curso de Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo, ofertadas pelo Departamento de História, nos Currículos 1981/1 e 2000/1 do mencionado Curso
 
 
 
Conceder aos discentes do Curso de Graduação em Farmácia da Universidade Federal do Espírito Santo, oriundos da extinta Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo – FAFABES, cujo ingresso deu-se até 1999 o direito de manterem seus vínculos com esta Universidade após colação de grau a fim de concluírem a Habilitação Farmacêutico Bioquímico.
 
 
 
Prorrogar, no período compreendido entre 11 de fevereiro a 31 de março de 2002, o mandato dos Representantes Discentes neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Gilvan Ventura da Silva e Lilian Coutinho Yacovenco, como titulares, e Sávio Silveira de Queiroz e Vânia Maria Losada Moreira como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Humanas e Naturais neste Conselho
 
 
 
Alterar o currículo de 2000 do Curso de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, com a substituição da disciplina FIL 03265 - Introdução à Filosofia, atualmente oferecida, pela disciplina FIL 00428 - Introdução à Filosofia, que passará a ser ofertada a partir do primeiro semestre de 2002, por serem as duas disciplinas consideradas equivalentes. 
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 58/2008 e 72/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Dispõe sobre a operacionalização da matrícula dos alunos nos cursos de graduação da UFES.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano 2002, conforme anexo.
 
 
 
Revogada pelas Resoluções nºs 24/2011 e 13/2012 ambas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar o Artigo 4º da Resolução nº 24/97 deste Conselho, que passa a ter a seguinte redação:
 
 
 
Alterar o currículo 1997/1 do Curso de Graduação em Química – Bacharelado, da  Universidade  Federal  do  Espírito  Santo,  substituindo  o  nome  da disciplina QUI 03850 “Estágio Supervisionado” por QUI 03850 “Monografia”.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes José Renato Costa e Rogério Bermudes de Souza, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro Biomédico neste Conselho.
 
 
 
Prorrogar, por 60 (sessenta) dias, a partir de 14 de março de 2002, os mandatos dos Conselheiros Dulcinéia Sarmento Rosemberg e Luiz Antonio Saade, como representantes do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas neste Conselho.
 
 
 
Prorrogar, até que o Centro Tecnológico realize a eleição de novos representantes, o mandato do Conselheiro Hans Jorg Andréa Schneebeli, como representante do citado Centro neste Conselho.
 
 
 
Homologar a recondução das docentes Andréa Antolini Grijó e Marlene de Fátima Cararo Pires, titular e suplente, respectivamente, como representantes do Centro Pedagógico neste Conselho.
 
 
 
Homologar o nome do Docente Marco Antonio Barboza da Silva como representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores desta Universidade.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 67/2002 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
O Estágio Extracurricular dos alunos da Universidade Federal do Espírito Santo só poderá ser realizado após a assinatura de Convênio entre a concedente e a Universidade Federal do Espírito Santo, além de celebração de Termo de Compromisso de Estágio assinado entre a concedente, a Instituição de Ensino e o aluno, observada a legislação vigente.
 
 
 
Alterar a Artigo 4º Resolução nº 66/2001 deste Conselho
 
 
 
Homologar os nomes dos discentes Alex Caliman Ribeiro, Adriano Pereira Vilela, Débora Saden, Gustavo Ramos Badaró, Marcos Antônio de Jesus, Vinícius Freire Santos, e João Paulo Machado, Rosana Oliveira de Lima, Elizângela N. de Souza, Gustavo Calante Cordeiro, Cinthia da Guia Segunda, Polnei Dias Ribeiro, como titulares e suplentes, respectivamente, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Os membros da Câmara de Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo que não comparecerem, nem forem substituídos por seus suplentes, no caso de faltas sem justificativas, por duas sessões consecutivas ou três sessões não consecutivas, dentro de um mesmo ano, serão automaticamente excluídos da Câmara e imediatamente substituídos por meio da Direção do Centro que representam.
 
 
 
Alterar o currículo do Curso de Pedagogia – Séries Iniciais do Ensino Fundamental, licenciatura plena, modalidade Ensino Aberto e à Distância
 
 
 
Criar o currículo 2002 do Curso de Graduação em Química, habilitação Licenciatura, da Universidade Federal do Espírito Santo, para implantação de 300 (trezentas) horas de Prática de Ensino para os alunos ingressantes a partir do primeiro semestre letivo 1998
 
 
 
Estabelece normas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2003.
 
 
 
Alterar o Calendário Acadêmico da UFES para o ano de 2002, aprovado através da Resolução n° 17/2002-CEPE.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Francisco Vieira Lima Neto e Gláucia Salles Xavier, como titulares, e Luzia Zorzal e Orlando Caliman, como suplentes, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas neste Conselho.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 22/2007 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar o caput do Artigo 25 da Resolução nº 43/2001 deste Conselho
 
 
 
Altera a Resolução nº 60/92 deste Conselho.
 
 
 
Distribuir 14 (quatorze) autorizações para concurso de docentes efetivos, conforme abaixo
 
 
 
Aprovar o currículo do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, com carga horária total de 3.675 (três mil seiscentos e setenta e cinco) horas, sendo 3.435 (três mil quatrocentos e trinta e cinco) horas de disciplinas obrigatórias e 240 (duzentas e quarenta) horas de disciplinas optativas, conforme o disposto nos Anexos I e II, a serem integralizadas no período mínimo de (cinco) anos e máximo de 9 (nove) anos.
 
 
 
Criar o currículo 2002 do Curso de Graduação em Filosofia, habilitação Licenciatura, da Universidade Federal do Espírito Santo, para implantação de 300 (trezentas) horas de Prática de Ensino para os alunos ingressantes a partir do primeiro semestre letivo 1998
 
 
 
Criar o currículo 2002 do Curso de Graduação em Educação Física, habilitação Licenciatura, da Universidade Federal do Espírito Santo, para implementação de 300 (trezentas) horas de Prática de Ensino para os alunos ingressantes a partir do primeiro semestre letivo 1998
 
 
 
Homologar a indicação do docente Adriano Fortes Maia, como suplente do Conselheiro Manoel Carlos Barbosa Silva, para representar o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
Criar o currículo 2003 do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo para os alunos ingressantes a partir do primeiro semestre letivo de 2003
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Álvaro César Pereira Barbosa e Florindo dos Santos Braga, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro Tecnológico neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação do docente Celso José Munaro como representante Pró-Tempore do Centro Tecnológico neste Conselho, por um período de 90 (noventa) dias, a partir de 12 de julho do corrente ano, devido à licença para capacitação do Professor Oswaldo Paiva Almeida Filho.
 
 
 
Alterar o caput dos Artigos 27 e 28 da Resolução nº 31/2002 deste Conselho,
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 13/2003 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Suprimir o Artigo 14 da Resolução nº 16/2002 deste Conselho, o qual vedava a matrícula aos alunos em débito com o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Distribuir 10 (dez) autorizações para concurso de docentes efetivos,
 
 
 
Aprovar o Calendário do Concurso Público de Provas e Títulos para Docente desta Universidade, conforme anexo.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 49/2003 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece normas para alocação das vagas da UFES destinadas à nomeação de docentes nos Departamentos contemplados com autorizações de Concurso Público.
 
 
 
Os Departamentos da Universidade Federal do Espírito Santo poderão contratar professores substitutos nos casos previstos na forma da lei.
 
 
 
Homologar o ad referendum do Presidente deste Conselho, referente à inclusão do § 4º no Art. 2º da Resolução nº 48/2002 – CEPE, a qual estabelece normas para alocação das vagas da UFES destinadas à nomeação de docentes nos Departamentos contemplados com autorização de Concurso Público
 
 
 
Alterar o código da disciplina optativa “FIL 03551 - Filosofia das Ciências” para: “FIL 02477 - Filosofia das Ciências”, no currículo 2000, do Curso de Graduação em Ciências Biológicas,  nas  modalidades Licenciatura e Bacharelado.
 
 
 
Criar no currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia para Educadoras e Educadores do Movimento Sem Terra, turma especial, a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, em caráter obrigatório, a ser oferecida pelo Departamento de Fundamentos da Educação e Orientação Educacional,  com 120 horas, T.E.L. 2-0-3.
 
 
 
Revogar a Resolução nº 46/95 deste Conselho, que reconhece para fins de ascensão à classe de Professor Titular, a aprovação docente de seu quadro permanente em concurso público realizado com essa finalidade nas demais Instituições Federais de Ensino Superior.
 
 
 
Criar nos currículos 1996 e 2000 do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, as disciplinas optativas: Comportamento Animal, com 60 horas semanais, T-E-L 2-0-2, 3 créditos, pré-requisito BIO 03044,  e Citogenética Animal, com 60 horas semanais, T-E-L 2-1-1, 2 créditos, a serem ofertadas pelo Departamento de Biologia.
 
 
 
Criar nos currículos 1996 e 2000 do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo, nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, a disciplina Biologia Marinha, em caráter optativo, com 60 horas semanais, T-E-L. 2-0-2, 3 créditos, pré-requisitos BIO 03002, BIO 03024, BIO 03042 e BIO 03044, a ser ofertada pelo Departamento de Biologia.
 
 
 
Alterar o currículo 1996 do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 06/2003 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a resolução nº 03/98 deste Conselho
 
 
 
Aprovar o nome do Docente Santinho Ferreira de Souza como membro indicado pela Comissão Coordenadora do Vestibular, em substituição à Docente Aucione das Dores Smarsaro, para integrar a Comissão Permanente, que tem por finalidade desenvolver estudos e discutir critérios e normas de acesso ao ensino superior da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Alterar o Artigo 22 da Resolução nº 38/2001 deste Conselho
 
 
 
Prorrogar até 30 de outubro de 2002 o prazo para o envio a este Conselho das “Normas do Processo Seletivo da Universidade Federal do Espírito” Santo para ingressos nos cursos de graduação no ano letivo de 2004.
 
 
 
Homologar a indicação do docente José Francisco Bernardino Freitas como novo representante titular do Centro de Artes neste Conselho.
 
 
 
Estabelece normas do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação no ano letivo de 2004.
 
 
 
Estabelece a relação de obras literárias do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação nos anos letivos de 2004, 2005 e 2006.
 
 
 
Homologar a indicação dos nomes dos docentes André Augusto Gomes Faraco e Denise Silveira de Castro, como Titular e Suplente, respectivamente, como novos representantes do Centro Biomédico neste Conselho.
 
 
 
As Normas e Critérios para atribuição de Gratificação de Estímulo à Docência - GED desta Universidade no ano de 2002 serão as mesmas do ano de 2001.
 
 
 
Aprovar o currículo do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental, com carga horária total de 3.675 (três mil seiscentos e setenta e cinco) horas, sendo 3.435 (três mil quatrocentos e trinta e cinco) horas de disciplinas obrigatórias e 240 (duzentas e quarenta) horas de disciplinas optativas, conforme o disposto nos Anexos I e II desta Resolução, a serem integralizadas no período mínimo de 5 (cinco) anos e máximo de 9 (nove) anos.
 
 
 
O Estágio Curricular não obrigatório dos alunos da Universidade Federal do Espírito Santo só poderá ser realizado após a assinatura de Convênio entre a concedente e a Universidade Federal do Espírito Santo, além de celebração de Termo de Compromisso de Estágio assinado entre a concedente, a Instituição de Ensino e o aluno, observada a legislação vigente.
 
 
 
Homologar a indicação do docente Ademir Sartim como novo representante titular do Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
As Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de acordo com o que dispõe o artigo 23 do Estatuto da Universidade Federal do Espírito Santo, dar-se-ão no ano 2003.
 
 
 
Indicar o nome do docente Luiz Fernando Schettino, como representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, para integrar o Conselho Administrativo da Fundação Ceciliano Abel de Almeida.
 
 
 
Indicar os nomes dos docentes Oswaldo Paiva Almeida Filho – titular e Manoel Carlos Barbosa Silva - suplente, como representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, para integrarem o Conselho Curador da Fundação Ceciliano Abel de Almeida.
 
 
 
Alterar o Anexo I da Resolução nº 39/2002 deste Conselho
 
 
 
Aprovar o Regimento Geral de Monografia de Graduação do Curso de Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, que passa a fazer parte integrante da presente resolução.
 
 
 
Aprovar o Projeto Turma Especial do Curso de Pedagogia para Educadoras e Educadores das Escolas de Assentamento de Trabalhadores Rurais do Brasil, que tem por objetivo proporcionar aos professores que atuam nas escolas de assentamento, vinculados às secretarias municipais e estadual de educação, uma Licenciatura Plena de Pedagogia para atuarem nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

 

Resoluções de 2001 - CEPE

 

 
Prorrogar, por um prazo de 30 (trina) dias, a partir do dia 22/2/2001, os mandatos dos conselheiros: Maria Aparecida D’ávila Couto e Silva e Janete Magalhães Carvalho – Titulares e César Pereira Cola e Átila José dos Santos – Suplentes, representantes do Centro Pedagógico neste Conselho.
 
 
 
Altera os Códigos de Disciplinas dos Currículos 1993 e 1999 do Curso de Farmácia.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico da Graduação – Período Letivo Extraordinário 2000/3
 
 
 
Criar a disciplina optativa “Introdução à Astronomia”, com carga horária de 60 horas semestrais, e 03 (três) créditos, sendo 03 (três) horas semanais de teoria e 01 (uma) hora de exercício – TEL – 3.10.0. incluindo esta no currículo do Curso de Física Licenciatura e Bacharelado, como disciplina optativa, sem pré-requisito
 
 
 
Indicar o nome do Professor Roberto Amadeu Fassarela, como representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, para Coordenação Geral de Interiorização da UFES.
 
 
 
Alterar a redação do § 4º do Art. 3º da Resolução nº 59/2000 deste Conselho
 
 
 
Criar o currículo 2001/1 do Curso de Graduação em Física, para que possam ser implementadas as 300 (trezentas) horas de Prática de Ensino, para os alunos ingressantes a partir do semestre letivo 1998/1
 
 
 
Alterar o código da Disciplina Optativa, “Filosofia das Ciências – FIL-3551”, para: “Filosofia das Ciências – FIL-2477”, nas grades curriculares de 1991 e 1996, modalidades Licenciatura e Bacharelado, do Curso de Graduação em Ciências Biológicas.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico desta Universidade para o ano 2001.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 57/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Altera a redação dos Arts. 3°,12, 20 e do §3º do Art. 14 da Resolução Nº 03/98 - CEPE.
 
 
 
Criar o Currículo 2001/1 do Curso de Graduação em Estatística da Universidade Federal do Espírito Santo
 
 
 
Criar o Currículo 2001/1 do Curso de Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo
 
 
 
Criar no currículo 1998, do Curso de Matemática – Projeto Habilitar, a disciplina obrigatória, Estágio em Atividades Complementares de Ensino, a ser oferecida pelo Departamento de Matemática, com número de créditos igual a 2 (dois),  com 60 (sessenta) horas de carga horária, distribuída semanalmente em: 1  (uma)  hora  de  teoria, 0 (zero) hora de exercício e 3 (três) horas de laboratório (T-E-L=1-0-3).
 
 
 
Prorrogar o mandato da conselheira Maria Aparecida D’Avila Couto e Silva e homologar o nome da professora Andréa Antolini Grijó como representantes do Centro Pedagógico neste Conselho, pelo período de 01 (um) ano, a partir do dia 23 de março de 2001;
 
 
 
Alterar algumas datas no Calendário Acadêmico da UFES para o ano de 2001, aprovado através da Resolução nº 09/2001 – CEPE, conforme em anexo.
 
 
 
Alterar, a partir do semestre letivo 2002/1, no currículo de 1996 do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Artes, a fim de incluir as disciplinas de caráter optativo constantes no anexo desta Resolução;
 
 
 
Alterar, a partir do semestre letivo 2002/1, o caráter de obrigatória para optativa das disciplinas: DIR 00282 – Direito de Navegação (Currículos 1954 e 1995) e DIR 03803 – Direito da Navegação e Comércio Marítimo (Currículo 1996) do Curso de Graduação em Direito desta Universidade
 
 
 
Homologar o nome do Professor Ricardo de Figueiredo Lucena como novo Representante do Centro de Educação Física e Desportos no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
 
Criar, no currículo 1995 do Curso de graduação em Pedagogia, a disciplina “Tópicos Especiais: Linguagem na Escola”, em caráter optativo, a ser oferecida pelo Departamento de Didática e Prática de Ensino, com número de créditos igual a 4 (quatro), com 60 (sessenta) horas de carga horária, distribuídas semanalmente em: 4 (quatro) horas de teoria, 0 (zero) hora de exercício e 0 (zero) hora de laboratório (T-E-L = 4-0-0). Devendo esta ser implantada no semestre letivo 2002/1.
 
 
 
Criar o currículo 2000/1 do curso de Graduação em Ciências Sociais, para que possam ser implementadas as 300 (trezentas) horas de Prática de Ensino, conforme anexos I, II e III desta Resolução, para os alunos ingressantes a partir do semestre 1998/1.
 
 
 
Criar o Colegiado Especial para o Curso de Licenciatura Plena em Educação Básica, Séries Iniciais, na modalidade Ensino à Distância - EAD.
 
 
 
Alterar a Resolução nº 10/99-CEPE que criou o Currículo 1999, do Curso de Graduação em Educação Artística – Licenciatura da Universidade Federal do Espírito Santo, Habilitações em Artes Plásticas e em Desenho
 
 
 
Aprovar os nomes dos discentes: Cristina Monteiro Costa e Leonardo Lopes Oliveira. Estes substituirão, para complementação de mandatos no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, os Conselheiros: João Paulo Barbosa da Silva e Rondnelly Bitencourt Santos, respectivamente.
 
 
 
Homologar os nomes dos docentes Luiz Fernando Schettino e Josevane Carvalho Castro, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Agrárias no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Homologar os nomes das docentes Terezinha Maria Schuchter de Oliveira e Marlene de Fátima Cararo Pires, para representarem o Centro Pedagógico no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo como suplentes, respectivamente, das docentes Maria Aparecida d’Avila Couto e Silva e Andréa Antoloni Grijó.
 
 
 
Indicar o nome do Professor Hans Jorg Andreas Schneebeli, como representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, para integrar o Comitê Diretivo de Implantação do Sistema Integrado para o Ensino – SIE.
 
 
 
Alterar a Resolução nº 60/92 deste Conselho
 
 
 
Aprovar os seguintes critérios de seleção de candidatos ao Curso de Licenciatura Plena em Educação Básica – Séries Iniciais 1ª a 4ª Séries, na modalidade de Ensino Aberto e à Distância
 
 
 
Estabelece normas do Processo Seletivo para acesso ao Ensino Superior da UFES no ano 2002.
 
 
 
Cria Comissão Permanente com a finalidade de desenvolver estudos e discutir critérios e normas de acesso ao Ensino Superior da UFES.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 11/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Institui Termo de Concordância para Docentes participarem de cursos de Pós-Graduação e altera os Artigos 52 e 73 do Regulamento Geral da Pós-Graduação.
 
 
 
Substituir, a partir do semestre letivo 2002/1, o código da disciplina FIL02631 - Introdução à Filosofia por: FIL00428 - Introdução à Filosofia, nos Currículos 1990 e 1995,  do Curso de Graduação em Pedagogia.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 33/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a redação dos incisos I, II e II do Artigo 3º da Resolução nº 29/98 deste Conselho,
 
 
 
Aprovar, conforme anexo, a distribuição das vagas para Transferência Facultativa, Complementação de Estudos, Novo Curso Superior, Reopção e Remoção de Curso nos Cursos de Graduação desta Universidade para ingresso no semestre letivo 2002/1.
 
 
 
Normas Gerais para Regulamentação Administrativa da Atividade de Pesquisa na UFES.
 
 
 
Alterar os currículos de 1990 e 1996 do Curso de Graduação em Ciências Contábeis
 
 
 
Inclui o Parágrafo Único no Art. 2º da Resolução nº 42/95 -CEPE
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 49/2003 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece Normas para Alocação de Vagas de Docentes na UFES.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Oswaldo Paiva Almeida Filho e Marta Monteiro da Costa Cruz, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro Tecnológico neste Conselho.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 44/2001 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece o Calendário do Concurso Público de Provas e Títulos da UFES.
 
 
 
Indicar os Conselheiros Oswaldo Paiva Almeida Filho e Ricardo de Figueiredo Lucena, para integrarem as Comissões de Política Docente e de Ensino de Graduação e Extensão deste Conselho, respectivamente.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Gilson Pinciara Sarmento e Miguel Inácio da Silva Neto, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro de Artes neste Conselho.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 52/2009 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece Normas para Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos de Professor Auxiliar, Assistente, Adjunto e Titular da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 71/2001 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelecer novo calendário do Concurso Público de Provas e Títulos desta Universidade, conforme anexo.
 
 
 
A Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD, tendo em vista o que dispõe o Artigo nº 16 da Resolução nº 38/2001 deste Conselho, deverá, para efeito de alocação de vagas no Curso de Graduação em Farmácia, considerar estas como pertencentes a um Departamento de Farmácia.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 71/2001 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Aprovar o Calendário do Concurso Público de Provas e Títulos para Novos Cursos de Graduação desta Universidade, conforme anexo
 
 
 
Homologar a recondução do docente Sidney de Carvalho Rosadas, como titular, e a indicação do docente Otávio Guimarães Tavares da Silva, como suplente e suplente, para representarem o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
As Normas e Critérios para atribuição de Gratificação de Estímulo à Docência - GED desta Universidade no ano de 2001 serão as mesmas do ano de 2000, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Alterar a denominação do curso de Graduação em Farmácia, habilitações em Farmacêutico e Farmacêutico – Modalidade Análises Clínicas e Toxicológicas para Farmácia, bacharelado, com habilitação Farmacêutico Bioquímico.
 
 
 
Homologar a indicação do docente Antonio Alberto Ribeiro Fernandes, como titular, para representar o Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Adiar, sine die, o atual Processo Seletivo para Acesso ao Ensino Superior da Universidade Federal do Espírito Santo nos Cursos de Graduação.
 
 
 
Dispõe sobre o Curso de Farmácia do Centro Biomédico e a participação dos professores e funcionários da extinta FABABES no curso.
 
 
 
Designar os Professores Florêncio Ferreira Guimarães Filho, Doutor em Matemática Pura, Fernando César Meira Menandro, Doutor em Engenharia Mecânica, Raul Henriques Cardoso Lopes, Doutor em Informática e Carlos Alberto Redins, Doutor em Ciências, Sub-área Morfologia e Eloa Maria C. Santos de Resende, Mestre em Dermatologia para, sob a presidência do primeiro, comporem a nova Comissão Interna de Avaliação de Desempenho Docente, criada através da Resolução nº 44/98 deste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação dos docentes Paulo César Oliveira II e Roberto Amadeu Fassarella, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro de Ciências Agrárias neste Conselho.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 57/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alteração do Artigo 12 da Resolução nº 03/98 deste Conselho.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 70/2001 e 49/2003 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Homologar a ordem de alocação das vagas de docentes realizada de acordo com a Resolução nº 38/2001 deste Conselho, conforme anexo.
 
 
 
Prorrogar, por 60 (sessenta) dias, a partir do dia 10 de dezembro de 2001, o mandato dos Representantes do Corpo Discente neste Conselho.
 
 
 
Homologar a indicação do docente Ademir Sartim, como suplente do Conselheiro Antônio Alberto Ribeiro Fernandes, para representar o Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Alterar o Artigo 1º da Resolução nº 53/2001 deste Conselho a fim de substituir os nomes dos Professores Alberto Ferreira de Souza e Isabel Cristina Rabelo Gomes pelos dos Professores Raul Henriques Cardoso Lopes, Doutor em Informática e Carlos Alberto Redins, Doutor em Ciências, Sub-área Morfologia, respectivamente.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 52/2009 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alteração do caput do Artigo 19 da Resolução nº 43/2001 deste Conselho.
 
 
 
Alteração dos Artigos 13 e 17 da Resolução nº 29/2001 deste Conselho que estabelece normas do Processo Seletivo para acesso ao Ensino Superior da UFES no ano 2002.
 
 
 
Suspender o semestre letivo 2001/2 da Universidade Federal do Espírito Santo, estabelecido através da Resolução nº 09/2001 deste Conselho.
 
 
 
Homologar o nome do Professor Rogério Almenara Ribeiro como representante titular do Centro de Artes no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em substituição ao Professor Gilson Pinciara Sarmento para complementar o mandato.
 
 
 
Homologar a indicação do docente Manoel Carlos Barbosa Silva, como suplente do Conselheiro Ricardo de Figueiredo Lucena, para representar o Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
Estabelecer novas datas para o semestre letivo 2001/2 da Universidade Federal do Espírito Santo, conforme anexo desta Resolução.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 49/2003 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a Resolução nº 38/2001 deste Conselho
 
 
 
Altera o artigo 4º da Resolução nº 43/2001 deste Conselho.
 
 
 
As Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de acordo com o que dispõe o artigo 23 do Estatuto da Universidade Federal do Espírito Santo, dar-se-ão no ano de 2002
 
 
 
Acatar o parecer técnico referente aos dados apreciados pela Comissão Especial designada pela Portaria nº 182/2001 – GR que implicaram em retificações na pontuação dos Departamentos que impetraram recurso a este Conselho, conforme processos e (ou) protocolados relacionados ao Anexo desta Resolução.
 
 
 
Revogado pela Resolução nº 49/2003 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Homologar o resultado final da ordem de alocação das vagas de docentes efetivos, realizada de acordo com a Resolução nº 38/2001 deste Conselho, conforme anexo.
 
 
 
Estabelece novos calendários do Concurso Público de Provas e Títulos desta Universidade

 

Resoluções de 2000 - CEPE

 

 
Prorrogar o mandato dos representantes discentes no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão até o dia 31 de maio do corrente ano.
 
 
 
Homologar os nomes dos Professores Representantes do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Aprovar o Calendário Acadêmico da Graduação – Período Letivo Extraordinário 2000/3
 
 
 
Homologar os nomes dos Professores Hans Jorg Andreas Schneebeli como titular, e Orivaldo de Lira Tavares como suplente, representantes do Centro Tecno-lógico no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
 
Homologar os nomes dos Professores Bajonas Teixeira de Brito Júnior - titular, e Alberto Tosi Rodrigues - suplente, como representantes do Centro de Estudos Gerais no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
 
Homologar os nomes dos Professores Janete Magalhães Carvalho - titular, e Átila José dos Santos - suplente, como representantes do Centro Pedagógico no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, para complemento do mandato dos Conselheiros Roberto Claytam Schmitel Castro e Marcelo Pereira Nunes.
 
 
 
As Comissões Permanentes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão terão, sob o presidência do primeiro.
 
 
 
Autorizar os formandos de 1999/2 do Curso de Farmácia a cursarem a habilitação em Análises Clínicas sem a necessidade de processo de seleção.
 
 
 
Aprovar as Normas Relativas aos Estágios Curriculares Obrigatórios do Curso de Farmácia e da Habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas, conforme Anexo I.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 09/2008 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar o Art. nº. 11 do Regimento Interno do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE.
 
 
 
Designar a Conselheira Janete Magalhães Carvalho para integrar a Comissão de Ensino de Graduação e Extensão.
 
 
 
Reconduzir o Professor Luiz Gonzaga Ribeiro como representante do Conse-lho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE junto ao Conselho de Curadores.
 
 
 
Altera o Artigo 3º da Resolução n.º 37/95-CEPE e o Caput do Artigo 6º da Resolução nº 24/97-CEPE.
 
 
 
Indicar os nomes das Professoras Mara Lúcia Cristan, titular e Maria Aparecida D´avila Couto e Silva, suplente, como representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, no Conselho Curador da Fundação Ceciliano Abel de Almeida.
 
 
 
Estabelece Normas para o Concurso Vestibular da UFES para o ano 2001.
 
 
 
Prorrogar o mandato dos representantes discentes no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão até o efetivo retorno das atividades das categorias em greve.
 
 
 
Inclui o § 3º no Art. nº 20 altera a redação do artigo nº 23 da Resolução nº 20/2000 - CEPE.
 
 
 
Haverá, na Universidade Federal do Espírito Santo, reposição das aulas não ministradas em decorrência da paralisação dos Docentes.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 38/2016 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
ESTABELECE NORMAS QUE REGULAMENTAM AS SITUAÇÕES DE ABANDONO, DESLIGAMENTO E JUBILAMENTO DE ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (CANCELAMENTO DE CADASTRO).
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 66/2000 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Altera o Art. 9º da Resolução nº 44/94 - CEPE.
 
 
 
ALTERAR o Calendário Acadêmico do ano 2000.
 
 
 
Altera o parágrafo único do Art. 4° da Resolução nº 28/98 - CEPE.
 
 
 
Indicar o nome do Professor Manoel Carlos Barbosa Silva, como representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, para Coordenação Geral de Interiorização da UFES.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 35/2008 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Portadores de diploma de curso superior poderão ser admitidos na UFES com isenção de concurso vestibular.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 11/2010 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a redação do Art. nº 69 da Resolução 25/95 deste conselho.
 
 
 
Homologar o nome do Professor Maurice Barcellos da Costa, como Suplente do Conselheiro Ruimário Inácio Coelho no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 35/2004 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
A solicitação de revalidação e/ou reconhecimento “interna corporis” de Título de Especialista, Mestre ou Doutor obtido em curso oferecido na modalidade presencial deverá ser realizada na forma do modelo dos anexos desta Resolução.
 
 
 
ALTERA O ANEXO II DA RESOLUÇÃO Nº 60/92 – CEPE.
 
 
 
Prorrogar, por (2) dois meses, os mandatos dos conselheiros Fernando César Meira Menandro – Titular e Oswaldo Guilherme Comineli – Suplente, representantes do Centro Tecnológico no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Homologar o nome do Professor Pedro Florêncio da Cunha Fortes como representante titular do Centro Biomédico no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo, a partir de 13/03/2000.
 
 
 
Homologar o nome do Professor Geraldo Carrareto como representante titular do Centro de Ciências Exatas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Homologar os nomes dos Discentes titulares e suplentes, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 31/2003 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a redação do § 1º do Art. nº 73 da Resolução 25/95 deste conselho.
 
 
 
Homologar o nome do Professor Sidney de Carvalho Rosadas como representante do Centro de Educação Física e Desportos no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo, na qualidade de suplente do conselheiro José Francisco Chicon.
 
 
 
Homologar o nome do Professor Luiz Fernando Loureiro Fernandes como representante titular do Centro de Ciências Humanas e Naturais no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Alterar o Anexo II da Resolução nº 27/2000 deste Conselho, para que as datas do II SEPES e da X Jornada de Iniciação Científica sejam modificadas para 12 a 15 de dezembro do corrente.
 
 
 
Homologar os nomes dos Professores: Márcia Jardim Calgaro e Rogério Almenara Ribeiro, como titular e suplente, respectivamente, para representarem o Centro de Artes no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 35/2008 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar a redação do Artigo 1º da Resolução Nº 31/2000 deste Conselho.
 
 
 
Para fins de enriquecimento cultural, de aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos específicos que complementem a formação acadêmica, o aluno regular da UFES poderá cursar, como eletivas, disciplinas de Graduação que não pertençam à grade curricular de seu curso.
 
 
 
Indicar o nome do Professor Luiz Fernando Loureiro Fernandes, como representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, para integrar o Conselho Administrativo da Fundação Ceciliano Abel de Almeida.
 
 
 
A Colação de Grau dos alunos que concluírem os cursos de graduação é ato oficial da Universidade Federal do Espírito Santo, e será realizada em sessão solene e pública, em dia útil e horário previamente divulgado.
 
 
 
Alterar a representação do Centro de Educação Física e Desportos no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão para que o Conselheiro Sidney de Carvalho Rosadas torne-se titular e o Conselheiro José Francisco Chicon, seu suplente, para complementar o mandato da Conselheira Mara Lucia Cristan.
 
 
 
Alterar a redação do Art. 55 da Resolução 25/95 deste Conselho.
 
 
 
Para fins de cômputo das cargas horárias para graduação, no Curso de Psicologia, as disciplinas Prática Desportiva I e Prática Desportiva II serão aproveitadas como optativas para os alunos que as cursaram até o primeiro semestre de 1997.
 
 
 
Reconduzir os professores Galdino Luiz Zaganelli Filho, para titular e João Helvécio Xavier Pinto, suplente, como representantes do Centro Biomédico no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE.
 
 
 
Revoga a Resolução nº 26/2000 e Altera as Resoluções n.º 59/92 e 44/94 – CEPE.
 
 
 
As Sessões Ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de acordo com o que dispõe o artigo nº 23 do Estatuto da Universidade Federal do Espírito Santo, dar-se-ão no ano de 2001.
 
 
 
Homologar os nomes dos professores Angelo Gil Pezzino Rangel e Antônio Carlos Coutinho, como representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, titular e suplente respectivamente, junto ao Conselho de Curadores.
 
 
 
Altera o anexo da Resolução nº 27/2000 – CEPE.

 

Resoluções de 1999 - CEPE

 

Prorrogar o mandato dos Conselheiros Marcello Pereira Nunes e Roberto Claytam Schmitel Castro, Maria Aparecida D´Avila Couto e Cesar Pereira Cola, Titula-res e Suplentes, respectivamente, até o dia 13 de fevereiro de 1999.
 
 
 
Revogar a Resolução n.º 59/97 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 07/1999 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Altera o caput do art.13 do Regimento Interno da Escola de 1.º Grau da UFES, aprovado pela Resolução n.º 65/93 do CEPE.
 
 
 
Alterar o Art. 2º da Resolução n.º 22/98 do CEPE.
 
 
 
Revogada pelas Resoluções nº 18/2005 e nº 38/2005  Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, a Universidade Federal do Espírito Santo poderá efetuar a contratação de professor visitante brasileiro ou professor visitante estrangeiro por tempo determinado, nas condições e prazos previstos nesta resolução.
 
 
Homologar o detalhamento das atividades de rotina da gestão acadêmica do calendário acadêmico para o ano de 1999 da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, conforme Anexos I e II que fica fazendo parte desta Resolução.
 
 
 
Dar nova Redação ao art.13 do Regimento Interno da Escola de 1.º Grau da UFES, que foi aprovado pela Resolução n.º 65/93 do CEPE
 
 
 
Homologar os nomes dos Professores Roberto Claytam Schmitel Castro e Maria Aparecida D´Avila Couto e Silva como titulares, e Marcello Pereira Nunes e César Perei-ra Cola como suplentes, representantes do Centro Pedagógico no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
Fica autorizado, para todos os cursos da Universidade, a oferta do período letivo extraordinário, semestre letivo 1998/3, de acordo com o calendário proposto pela Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 18/1999 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Homologar os nomes dos Discentes Paulo Ornelas de Araújo G. Filho, Fábio Bianchi de Moura, Kelly da Silva, Fabiana da Silva Araújo Malheiros, Emanuely Carneiro Antunes, Hélio Cruz de Brito, Titulares, e Margareth Serrat Souza, Bruno Alves de Souza, Charles Miranda de Castro David, Ana Paula Couto Davel, Letícia Kuplic e Saulo Ribeiro Amorim , Suplentes, para representarem o Corpo Discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
 
Designar a Conselheira Maria Aparecida D’Avila Couto e Silva para compor a Comissão de Política Docente.
 
 
Altera a redação do art. 6.º da Resolução n.º 23/97 - CEPE.
 
 
 
Dispõe sobre regulamentação do intercâmbio acadêmico em nível de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
 
 
 
Homologar os nomes dos Professores Roberto Amadeu Fassarella e Celson Rodrigues, titular e suplente, respectivamente, do Centro Agropecuário da UFES – CAUFES, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, no biênio 1999/2001.
 
 
Homologar os nomes dos Discentes Margareth Serrat Souza, Fábio Bianchi de Moura, Kelly da Silva, Fabiana da Silva Araújo Malheiros, Emanuely Carneiro Antunes, Hélio Cruz de Brito, Titulares, e, Paulo Ornelas de Araújo G. Filho, Bruno Alves de Souza, Charles Miranda de Castro David, Ana Paula Couto Davel, Letícia Kuplic e Saulo Ribeiro Amorim , Suplentes, para representarem o Corpo Discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 55/2011 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Regulamenta a operacionalização do cadastro e da matrícula inicial dos alunos classificados em processo seletivo de ingresso na UFES
 
 
Homologar o nome da Professora Zenólia Christina Campos Figueire-do, como representante do Centro de Educação Física e Desportos – CEFD, na qualidade de suplente do Conselheiro Luis Irapoan Jucá da Silva.
 
 
 
Aprovar os nomes dos Professores, conforme relação abaixo, para comporem a Lista Tríplice para o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia – CMCT, da Prefeitura Municipal de Vitória
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 23/1999 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece normas para o Concurso Vestibular da UFES para o ano 2000
 
 
 
Estabelece normas para o Concurso Vestibular da UFES para o ano 2000
 
 
 
Atribuir ao Departamento de Recursos Humanos da Pró-Reitoria de Administra-ção a indicação de 3 (três) vagas, a serem ocupadas pelos Departamentos de Química, 1 (uma) vaga, e Hidráulica e Saneamento, 2 (duas) vagas, utilizando o critério de anti-güidade da vaga e sua disponibilidade na data da aprovação desta Resolução.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 34/2008 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece normas para transferência facultativa de alunos para a UFES e revoga a Resolução n.º 21/97 - CEPE.
 
 
 
Regulamenta o ingresso para com-plementação de estudos nas habilita-ções dos cursos de graduação da UFES.
 
 
 
Transferir a disciplina Filosofia da Educação Física – FIL 3144 do Departamento de Filosofia do Centro de Estudos Gerais - CEG para o Departamento de Desportos do Centro de Educação Física e Desportos – CEFD, com a respectiva alteração de código.
 
 
 
Criar no Departamento de Informática do Centro Tecnológico as disciplinas opta-tivas: Tópicos Especiais em Teoria da Computação, Tópicos Especiais em Engenharia de “Software”’, Tópicos Especiais em Informática e Educação e Tópicos Especiais em Infor-mática, com ementa livre, e carga horária de 45 (quarenta e cinco) horas cada uma, para o Curso de Ciência da Computação.
 
 
 
Homologar o nome da Professora Márcia Braga Capovilla Alves como representante do Centro de Artes neste Conselho.
 
 
 
Aprovar o Regimento Interno do Programa de Residência Médica do Centro Biomédico da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, conforme anexo.
 
 
 
Designar a Conselheira Márcia Braga Capovilla Alves para compor a Comissão de Ensino de Graduação e Extensão.
 
 
 
Homologar os nomes dos Professores Mara Lúcia Cristan e José Francisco Chicon, titular e suplente, respectivamente, do Centro de Educação Física e Desportos, para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 09/2003 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Alterar o Parágrafo único do Art. 10 da Resolução n.º 09/88 do CEPE
 
 
 
Não autorizar a abertura de Concurso Público para o regime de 40 (quarenta) horas semanais, por tratar-se de regime excepcional não compatível com cargo efetivo.
 
 
 
Designar as Conselheiras Mara Lúcia Cristan e Kelli da Silva para integrarem, respectivamente, as Comissões de Pesquisa e Pós-Graduação e de Ensino de Graduação e Extensão.
 
 
 
Homologar o nome dos Professores Renato Pirola e Laércio Evandro F. da Silva, como representantes, titular e suplente, respectivamente, do Centro de Ciências Exatas neste Conselho.
 
 
 
Homologar o nome dos Professores Manoel Carlos Barbosa Silva e Fran-cisco Máuri de Carvalho, como representantes, titular e suplente, respectivamente, do Centro de Educação Física e Desportos neste Conselho.
 
 
 
Homologar o nome dos Professores Ruimário Inácio Coelho e Olavo de Souza Campos, como representantes, titular e suplente, respectivamente, do Centro Agropecuário da UFES neste Conselho.
 
 
 
Dispõe sobre a regulamentação para aceitação, registro e controle acadêmico de estudante de outra IES que ingresse na UFES em Programa de Intercâmbio Acadêmico em nível de graduação.
 
 
 
Revoga o Art. 6o da Resolução no 45/94 – CEPE e a Resolução no 47/94 - CEPE.
 
 
 
Homologar o nome do Professor André Tomoyuki Abe, como representante do Centro de Artes, na qualidade de suplente da Conselheira Márcia Braga Capovilla Alves.
 
 
 
Alterar a representação do Centro de Artes no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão para que a Conselheira Márcia Jardim Calgaro torne-se titular e o Conse-lheiro Marcos Ribeiro de Moraes, seu suplente.
 
 
 
Autorizar à Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD providenciar Registro de Pré-Requisitos no Curso de Farmácia sem alteração da Grade Curricular.
 
 
 
Manter os Professores Edson Pereira Cardoso e Crediné Silva de Menezes, respectivamente, como titular e suplente, até que o Centro Tecnológico conclua o processo de eleição para indicação de representantes daquele Centro.
 
 
 
 Revogada pela Resolução nº 38/2001 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
A alocação de vagas nos Departamentos para contratação de Professor Substituto passa a ser regida por esta Resolução.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico de Graduação para o ano de 2000.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico da Graduação.
 
 
 
Determinar que as reuniões ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de acordo com o que determina o artigo 23 do Estatuto, ocorram, em 2000, conforme o calendário
 
 
 
Homologar o nome do Professor Ismael Thompson de Paula como representante reconduzido do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE junto ao Conselho de Curadores.

 

Resoluções de 1998 - CEPE

 

Art. 1º Suspender temporariamente os efeitos da resolução 59/97 - CEPE
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 57/2008 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece Normas para o Processo Seletivo de contratação de Professor Substituto.
 
 
 
Autorizar, excepcionalmente, a matrícula em 13 de fevereiro de 1998, aos alunos da UFES que não a fizeram nas datas previstas pelo Calendário Acadêmico.
 
 
 
Homologar os nomes da Professora Virgínia Coeli Passos Albuquerque como titular e Alexandre Jairo M. Moraes como suplente, representantes do Centro de Estudos Gerais junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
 
Aprovar o nome do Professor LUIZ GONZAGA RIBEIRO como Titular e da Professora LUZIA ZORZAL como suplente e ainda, o nome do Professor ISMAEL THOMPSON DA PAULA Suplente do Professor JOSÉ ARMÍNIO FERREIRA como representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão junto ao Conselho de Curadores da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Regulamenta a Elaboração dos Planos de Atividades Departamentais.
 
 
 
Altera a Resolução n° 03/98 do CEPE/UFES, que disciplina a seleção e contratação de professores substitutos.
 
 
 
Homologar o nome do Professor Pedro Florêncio da Cunha Fortes como representante do Centro Biomédico junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
 
Reformula o Calendário Acadêmico, do ano de 1998, da UFES.
 
 
 
Estabelece Normas para o Concurso Vestibular da UFES para o ano de 1999.
 
 
Homologar os nomes dos Professores LUIZ ANTONIO SAADE, para compor a Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação, e PEDRO FLORÊNCIO DA CUNHA FORTES, para compor a Comissão de Ensino de Graduação e Extensão.
 
 
 
Prorrogar a validade do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Auxiliar na área de Zootecnia (área de Estudo – Pequenos Animais) do Departamento de Zootecnia e Economia Rural do Centro Agropecuário da Universidade Federal do Espírito Santo, por um prazo de 02 (dois) anos.
 
 
Alterar o Art. 4º da Resolução nº 24/97 – CEPE.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 43/2001 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Estabelece Normas para Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos de Professor Auxiliar, Assistente, Adjunto e Titular da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
Homologar o nome do Professor Francisco Vieira Lima Neto, para compor a Comissão de Política Docente.
 
 
 
Aprovar a abertura de Concurso Público de Provas e Títulos com a finalidade de provimento de 01 (uma) vaga na área de Teoria e História das Artes para Professor Assistente em regime de 40 (quarenta) horas com Dedicação Exclusiva, no Departamento de Fundamentos Técnico-Artísticos do Centro de Artes, sob o regime da legislação em vigor. Conforme as normas contidas na Resolução n.º 22/98 - CEPE.
 
 
Prorrogar a validade do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Auxiliar, na área de Anatomia do Departamento de Morfologia, do Centro Biomédico, da Universidade Federal do Espírito Santo, por um prazo de 02 (dois) anos.
 
 
 
Homologar o nome do Professor Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro como titular e o Professor Gutemberg Hespanha Brasil como suplente, representantes do Centro de Ciências Exatas junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
Autoriza, excepcionalmente, o aproveitamento das vagas não ocupadas em 1998 para as várias modalidades de ingresso na UFES.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 31/2000 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Dispõe sobre ingresso na Universidade com isenção de vestibular para novo curso superior e complementação de estudos, em nível de graduação.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 33/2008 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Regulamenta as situações que dão origem as vagas remanescentes nos cursos de graduação na UFES.
 
 
Designar a Conselheira Sônia Maria da Costa para compor a Comissão de Ensino de Graduação e Extensão.
 
 
 
Homologar os nomes do Professor Sebastião Pimentel Franco como titular e Maria Célia Barros da Silveira como suplente, representantes do Centro de Estudos Gerais junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
 
Homologar o nome da docente Paulete Maria Ambrosio Maciel nova representante do Centro Biomédico neste Conselho, na condição de suplente do Conselheiro Pedro Florêncio da Cunha Fortes.
 
 
 
Designar o Professor Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro, para compor a Comissão de Política Docente.
 
 
 
Homologar os nomes do Professor Fernando César Meira Menandro como titular e Gláucia da Penha Lima como suplente, representantes do Centro de Tecnológico junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
 
Estabelece os princípios e define normas para distribuição e preenchimento do cargo de Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo.
 
 
 
Homologar os nomes dos Professores Francisco Eduardo Caparroz como titular e Sandra Soares Della Fonte como suplente, representantes do Centro de Educação Física e Desportos junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
 
Aprovar o Calendário do Processo de Transferência Facultativa para Ingresso na UFES - período letivo 1999/1, que fica fazendo parte integrante da presente Resolução.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 38/2001 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Dispõe sobre a distribuição de vagas de docentes entre os Departamentos da UFES.
 
 
 
Homologar os nomes dos Professores Marcos Ribeiro de Moraes e Márcia Jardim Calgaro como titular e suplente, respectivamente, representantes do Centro de Artes junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
 
Homologar os nomes dos Professores Galdino Luiz Zaganelli Filho e José Guilherme Pinheiro Pires como titular e suplente, respectivamente, representantes do Centro Biomédico junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
 
Autorizar, em caráter excepcional, os Centros da Universidade Federal do Espírito Santo a realizarem abertura de Concurso Público, de acordo com o que estabelece a Resolução n.º 22/98 – CEPE.
 
 
 
Criar a Comissão Interna de Avaliação de Desempenho Docente com a finalidade de organizar e implementar o Processo de Avaliação Docente.
 
 
 
Estabelece as normas de avaliação do pessoal docente da Escola de Primeiro Grau da UFES (EPG) e Pré Escola Criarte.
 
 
 
Indicar os nomes dos Professores Galdino Luiz Zaganelli Filho e Francisco Eduardo Caparroz para comporem as Comissões de Pesquisa e Pós-Graduação e de Ensino de Graduação e Extensão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, respectivamente.
 
 
 
Indicar o nome da Conselheira Fabiana A. Malheiros para compor a Comissão de Ensino de Graduação e Extensão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
 
Homologar os nomes dos Estudantes Rogério Alves Ferreira e Lúcia Helena Machiolli como titular e suplente, respectivamente, representantes do Diretório Central dos Estudantes junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
 
 
Determinar que as reuniões ordinárias do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de acordo com o que determina o artigo 23 do Estatuto, acontecerão, em 1999.
 
 
 
Prorrogar o mandato dos Conselheiros Edmar Lopes Maia, Andressa Moser Batista, Leticia Kuplich, Adilson Pereira de Oliveira Júnior, Fabiana da Silva A. Malheiros, Joubert Jantorno Filho, Otniel Barcelos de Aquino, Júlio César Valentin, Renato Almeida de Andrade e Wanusa Pereira dos Santos, Rogério Alves Ferreira, Lúcia Helena Machiolli, Titulares e Suplentes, respectivamente, para representarem o Corpo Discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, até 31 de março de 1999.
 
 
 
Aprovar o Calendário Acadêmico da UFES para o ano de 1999 que fica fazendo parte integrante da presente Resolução.
 
 
 
Incluir as disciplinas INF 02830 - Teoria da Computação, INF 02833 - Linguagem de Programação II, INF 02849 - Gerência de Projetos e INF 02841 - Teoria das Filas Aplicadas à Computação, em caráter optativo, no Currículo (1993) do Curso de Ciência da Computação.

 

Resoluções de 1997 - CEPE

 

 
DISPÕE SOBRE O APROVEITAMENTO DE ESTUDOS NOS CURSOS DE GRADUAÇ~]AO DA UFES.
 
 
 
Revogada pela Resolução nº 46/2014 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
Normas para atividades de extensão universitária na UFES.

 

Resoluções de 1995 - CEPE

 

DISPÕE SOBRE DISCIPLINAS ISOLADAS / ALUNO ESPECIAL.

 

Resoluções de 1994 - CEPE

 

 
Concessão de regime de 40 (quarenta) horas semanais para docentes da UFES.

 

Resoluções de 1992 - CEPE

 

 
Reconhecimento dos títulos de Livre Docente para fins de Incentivo Salarial e de Progressão na carreira docente.
 
 
 
DISPÕE SOBRE RECURSOS REFERENTES À AVALIAÇÕES DE PROVAS FINAIS ESCRITAS DE DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO.
 
 
 
Alteração de regimes de trabalho dos docentes da UFES.
 
 
 
Atribuições de carga horária para docentes da UFES

 

Resoluções de 1989 - CEPE

 

 
DISPÕE SOBRE ALTERAÇÕES DE PRÉ-REQUISITO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA UFES.
 
 
 
Estabelece critérios de avaliação de desempenho global para fins de progressão na carreira do Magistério, por titulação e por mérito

 

Resoluções de 1987 - CEPE

 

 
Revogada pela Resolução nº 51/2015 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
 
DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO DA CÃMARA DE GRADUAÇÃO DA UFES.
 
 
 
DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UFES.

 

Resoluções de 1986 - CEPE

 

 
ESTABELECE NORMAS PARA RECURSO DAS AVALIAÇÕES DE TRABALHOS ESCOLARES ESCRITOS DE DISCIPLINAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910