Nota de Repúdio dos Conselhos Superiores da Ufes

CONSELHOS UNIVERSITÁRIO E DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

NOTA DE REPÚDIO

Vitória, 26/1/2023

O Conselho Universitário e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo, na sessão conjunta do dia 26 de janeiro de 2023, aprovaram, por unanimidade, a manifestação pública de total repúdio ao descaso humano com as comunidades indígenas Yanomami. Compreende-se, a partir dos registros vindos a público, que a morte de mais de 570 crianças, indicando uma política de genocídio, tem sido impetrada de modo deliberado a partir da falta absoluta de respostas do recém-encerrado governo Bolsonaro às diversas solicitações dos representantes dos povos indígenas originários. A Universidade reforça o compromisso com as ações que busquem apoiá-los no sentido de reverter os atos de extermínio dos povos originários brasileiros, bem como destaca a necessidade de ampliação das políticas públicas voltadas a esses povos, particularmente as relacionadas à demarcação de terras, segurança, saúde e educação.